quinta-feira, 3 de outubro de 2019

FOMOS FEITOS DE FORMA ESPECIAL E ADMIRÁVEL

Páre para pensar nisto: 

"Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra." (Salmo 139:15) 

Fomos formados do pó (quimicamente), literalmente do barro da terra: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra." (Gênesis 2:7a). 

Segundo Davi, ele cria que Deus cuidadosamente preparara os constitutivos elementos da terra que formariam o corpo do ser humano! Esse pensamento "assombrava" o rei Davi e o deixava absorto na compreensão da grandeza de Deus. Realmente cremos como ele? Às vezes penso que compreendemos a criação do ser humano como algo mais ou menos como "mágica", que pegou um pouco de barro, conformou o homem e meio que o fez em série, sendo que a cada "dedada" no umbigo dizia: Está pronto, está pronto...

Fomos formados para sermos templo do Santo Espírito de Deus e por Ele habitado. Veja o que o apóstolo Paulo afirmou: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19

Da mesma sorte, os demônios desejam habitar os corpos humanos em uma tentativa frustrada de serem semelhantes ao Criador!

Entenda algo que é crítico para a vida cristã: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens." Atos 17:24 Não importa quão lindo ele seja! Cansamos de ouvir nas igrejas "Aqui é a casa de Deus então seja reverente"! Mas não seria o nosso corpo a casa dEle e ali no templo um visitante que na maioria das vezes nem é mesmo convidado?

Se esse versículo do parágrafo de cima é verdadeiro (eu não tenho dúvida alguma que o é) e se realmente cremos nisso, por que temos templos suntuosos? Com lustres na recepção? Eu sinceramente creio que não, pois em uma igreja que fui recentemente foi anunciado que a fachada do templo seria renovada para ficar mais moderna, sendo que o valor da obra ficaria em torno de R$ 200 mil reais. Esse valor apenas para renovar a fachada! 

Por que gastamos com o que não é pão? Tantas vezes ouve-se dos púlpitos dos templos que os membros estão gastando com o que não é pão, mas ao invés deveriam dar o dízimo. Pois aqui vai a réplica: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura." Isaías 55:2

Jesus amado, tenha misericórdia do seu povo e, Santo Espírito, nos ensina a verdade da Palavra de Deus, nos afastando de heresias, da religiosidade, do culto ao ego e louvor ao falso altruísmo!

"Oh! Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, atende dos céus, e vê, e visita esta vide." Salmo 80:14

SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG E AJUDE A DIVULGAR A PALAVRA DE DEUS

Caso você ainda não seja um seguidor do nosso blog, peço que nos siga e ajude a divulgar os textos aqui postados. Assim o fazendo, você ajudará a divulgar a Palavra de Deus. Abraço.

AOS QUE FREQUENTAM A IGREJA LAODICÉIA, ISSO AQUELA ALI DO BAIRRO...

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me." Mateus 16:24

A alma pode ser definida como: 1) Minha vontade, 2) Meu intelecto, 3) Minhas emoções. Esses três aspectos inerentes aos seres humanos podem ser traduzidos por: 1) O que eu quero, 2) O que eu penso, e 3) O que eu sinto. 

O espírito tem a consciência de Deus, a alma do eu, o corpo, do mundo que nos rodeia. 

A oração e mente são funções da alma, porém as do espírito são: 1) adorar, 2) comunhão, e 3) revelação. 

Curiosamente, quando oramos em línguas a mente está inativa conforme 1 Coríntios 14:14  "Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto."  Veja que aquele "...que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios." 1 Coríntios 14:2

No grego "negar-se a si mesmo" que Jesus usou significa negar a sua própria alma. Portanto, essas determinações da alma citadas acima precisam ser trocadas por: 1) Não é a minha vontade, mas a vontade Deus ("Venha o teu reino, seja feita a tua vontade..." Mateus 6:10. O recitar do Pai Nosso pelos católicos e evangélicos sem que seja uma verdade da alma e do espírito, não passa de um mantra, com efeito algum. Você pode colocar o quanto de fé que desejar, nada acontece porque a oração é fruto da alma tão somente.); 2) Não é o que eu penso, mas o que Deus diz ("Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Isaías 26:3); e 3) Não é o que eu sinto e como sinto, mas o que o Espírito Santo pressiona sobre minha vida. 

Quando essas mudanças acontecem, então estamos prontos a seguir a Jesus Cristo. Do contrário somos apenas religiosos mornos, frequentando a igreja Laodicéia (aquela ali mesmo do bairro) e seremos em breve vomitados da boca de Jesus Cristo, conforme Ele mesmo disse em Apocalipse 3:14-17"E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu."

NOTIFICADO(A) QUANTO AO ESPÍRITO E À ALMA, O JUSTO JUÍZO DE DEUS

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23

Refletindo um pouco sobre esse versículo que desde minha adolescência me chamou a atenção, penso que na queda do ser humano através do pecado, pode ter ocorrido uma inversão entre espírito e alma na liderança do ser humano no que diz respeito ao seu próprio ser. Não afirmo, apenas cogito, mas tudo me leva a crer que sim. Se é uma revelação do Espírito (Santo) no espírito não o sei, uma vez que a teologia pertence ao campo da alma: intelecto, pensamentos e emoções.

Adão e Eva viviam na presença de Deus, se relacionavam diretamente com o Criador. O espírito, a alma e o corpo recebiam o impacto direto de Deus. Que tremendo isso não era! Porém com a queda o corpo assumiu a liderança (executou a atitude) que passou a ser guiado, influenciado e dirigido pela alma (vontade). O espírito ficou recluso porque ele não mais se relacionava diretamente com Deus. 

O nosso espírito responde a Deus que é imutável, dando firmeza e direção constante. Em Deus "não há mudança nem sombra de variação", conforme Tiago 1:17b. A nossa alma responde ao mundo que nos rodeia, recebendo suas impressões, sendo que esse mundo vive em um contínuo fluxo de alternância. Mas é a alma que determina a direção da vida e ela pode responder ao espírito ou rechaça-lo. 

Para que o nosso espírito passe a se relacionar com Deus novamente, ele precisa ser regenerado pelo Espírito Santo e assim poderemos, novamente, viver em adoração, comunhão e recebermos revelação divina direta. Esses são os três propósitos que Deus criou o espírito no homem: 1) Adoração, 2) Comunhão, e 3) Revelação. Enquanto essa regeneração não ocorrer através do reencontro com o Espírito Santo, o coração dita as regras para onde ir. Essa regeneração acontece do nascimento da água (que está relacionado com a alma e explicarei mais adiante) e do Espírito que comentei em texto  anteriormente enviado ( https://tempodagracadedeus.blogspot.com/2019/09/nascer-da-agua-e-do-espirito.html ). Quem nasce do Espírito é espírito, significando que de uma forma diferente daquela ideal da criação planejada por Deus, o homem poderá ser novamente guiado pelo espírito, desta feita, regenerado e vivificado em Cristo Jesus. 

Já a alma, que se revelou contra Deus no jardim do Éden, precisa ser salva, pois é culpada de morte; é a fonte da rebelião! Perceba que "o espírito abandona o pó e volta a Deus que o deu." (Eclesiastes 12:7b), mas a alma terá morte ou vida eterna. 

Deus lida com a alma através desse princípio de rebelião, "Porquanto a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria!" (1 Samuel 15:23a). Por isso essa alma precisa se submeter, se humilhar e aceitar o nascimento da água que se traduz no aceitar a Jesus Cristo como galardoador da vida eterna para sua alma. Rebeldia e arrogância, quer algo mais indicativo do humanismo que impera no homem atualmente? 

Por isso que o mero entendimento intelectual (mental) de quem é Jesus Cristo SEM a rendição total, não produz salvação. Agora consigo compreender o que eu mesmo escrevi na última página da minha Bíblia que ganhei quando ainda adolescente:

Na segunda guerra mundial quando os aliados foram fazer o acordo de rendição da Alemanha, a própria Alemanha quis impor uma certa condição para sua rendição e os aliados foram enfáticos: nós não aceitamos condições, mas determinamos a rendição total, completa, incondicional ou pagarão o preço da continuidade da guerra e sua destruição total. Eles estavam na condição de senhores e juízes! 

É essa mesma rendição que Deus determina. Ele pode ser nosso aliado remidor ou destruidor eterno, basta você escolher. "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos." Atos 17.30-31 (Ênfase do autor)

Você acabou de ser NOTIFICADO!

Marcadores