quinta-feira, 4 de julho de 2019

A MENTIRA DA MALDIÇÃO FAMILIAR (HEREDITÁRIA) - O DISTINTO CARÁTER ENTRE SAUL E JÔNATAS

A Bíblia NADA ensina sobre o tema "maldição familiar" porque se assim o fizesse negaria o próprio sacrifício de Jesus Cristo para nossa salvação e remissão dos nossos pecados. Pelo contrário, entre vários outros exemplos, mostra o problema de caráter (moral), profano e belial (espiritual) existente entre um pai, rei, Saul e seu filho, Jônatas.

A afirmação dos entendidos em maldição hereditária bíblica (uma nova linha eclesiástica) é usar a justificativa de que todos fomos afetados pela maldição hereditária de Adão, que gerou uma tendência em todos nós para pecar, hermeneuticamente calcados no texto bíblico de Romanos 5:12: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."

É necessário que os crentes entendam que a morte não é um fenômeno natural na vida humana. Ela é o resultado da determinação do pecado e só Jesus foi capaz de crucificar essa maldição no lenho de Sua cruz no Calvário. A cura é o sangue de Jesus nos lavando e não sessões (que mais se assemelham ao espiritismo com regressão, exorcismo, etc.) de libertação dessa maldição hereditária. O desconhecimento das doutrinas básicas da fé cristã no meio evangélico é realmente absurdo. Recomendo um bom estudo das doutrinas fundamentais do cristianismo para cura dessa doença chamada "crença na doutrina maldição hereditária". Para essa sim é necessário cura!

Alguns chegam ao cúmulo de afirmar que se uma pessoa comete certo pecado sistematicamente poderá passar aos seus descendentes a tendência para cometer o mesmo tipo de pecado. Que passarinho verde disse isso para esses defensores? Que tal uma boa leitura a respeito de moral e ética? Recomendo o reformador escocês John Knox para tanto.

É bastante curioso ver que texto de Levítico 20:6, na língua Inglesa, na Nova Versão King James está escrito: "And the person who turns to mediums and familiar spirits, to prostitute himself with them, I will set My face against that person and cut him off from his people." Já na mesma versão em Português a parte de "espíritos familiares" é omitida. Veja como está o texto na Nova Versão King James em Português: "Aquele que recorrer aos necromantes e aos adivinhos para se prostituir com eles, voltar-me-ei contra esse homem e o eliminarei do meio do meu povo."

Os espíritos familiares são consultados por médiuns, advinihos, necromantes. São espíritos da mentira, que enganam e são chamados em sessões espíritas para simularem os parentes que já morreram.

É importante lembrar algo Nick Cruz afirmou categoricamente no seu livro chamado Fogo Santo, página 198, trecho intitulado A MALDIÇÃO FOI ANULADA e que translitero aqui: "Graças a Jesus, eu e minha família não temos mais de viver sob a maldição da bruxaria que manteve meus pais cativos por tantos anos. Minhas filhas não têm de sofrer o mal e o caos que experimentei na infância. Quando Jesus salvou minha alma, abriu uma porta para mim e para minha família, permitiu que Deus entrasse em nossa vida e rompesse o controle de Satanás sobre nosso futuro. É isso que o sangue de Jesus pode fazer por nós. Por causa da graça salvadora de Jesus, não temos mais de permanecer presos no pecado. Podemos vencer a maldição de Satanás. Por intermédio da obediência de Jesus na cruz, a humanidade agora tem esperança. As famílias recebem uma base firme sobre a qual edificar o lar. As famílias recebem uma fase firme sobre a qual edificar o lar. Crianças perdidas encontram solução para o desespero que o pecado causa. Jesus é tudo de que precisamos para reconstruir os lares rompidos de nossa sociedade e mantê-los fortes."

No caso de Nick Cruz, aonde se encaixa a teoria do tal espírito familiar que é pregado por aí? Dizer que uma pessoa que aceitou o sangue remidor de Jesus Cristo é um 'carregador' de um espírito familiar é no mínimo fazer de Jesus Cristo um desses espíritos, sem qualquer poder para dissipar todas as potestades. Pense nisso! 

“Tal pai, tal filho” é o provérbio da boca do povo que genericamente sugestiona que os filhos tendem a demonstrar os mesmos comportamentos de seus pais. Que as pessoas são fruto do meio, conforme afirmação Freud. O fato é que essa compreensão não é unânime, pois o exemplo de Jônatas, filho do rei Saul  é prova disso. Seu caráter era TOTALMENTE oposto ao do seu pai; seus valores eram outros. Passaremos a ver esses detalhes abaixo.

O rei Saul era altivo, arrogante, desobediente, homem inseguro, ciumento, carnal, cruel, mentiroso e pensava apenas em si mesmo. Jônatas, seu filho, possuía virtudes completamente opostas como coragem, determinação, humildade, fé e obediência a Deus.

Jônatas não herdou geneticamente tampouco socialmente desenvolveu os traços do seu pai. Em Micmás, ele e seu pajem de armas lutaram sozinhos contra a guarnição dos filisteus, e os derrotou, confiando absurda e cegamente em Deus. Que fé! A Bíblia nos revela a situação: "Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos." (1 Samuel 14:6) 
Revelou-se, no decorrer da sua curta vida, um comandante de tropas, um herói e um homem de fé. Sua coragem era física, emocional e espiritual. Devido a sua experiência pessoal com Deus, ele expressava a sua condição espiritual através da confiança no Senhor quando as adversidades e vicissitudes da vida surgiam, revelando firmeza e consistência. Ele revelou constância diante dos inimigos, e lealdade junto aos amigos, conforme mostrado na estória de 1 Samuel 14:1-14
Jônatas era um homem humilde, ao passo que seu pai expressava uma falsa humildade. "Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim?" (1 Samuel 9:21) A posição de humildade de Jônatas fez com que ele não tivesse medo de perder a disposição de herdeiro do trono para seu amigo Davi. Jônatas, soube reconhecer que Davi tinha a direção de Deus, e as condições humanas para substituir seu pai Saul no cargo de monarca de Israel. Ver o texto de 1 Samuel 16:1,12,13). Jônatas é um modelo a ser seguido e pregado nos dias atuais. Quem é humilde reconhece que sua vida depende de Deus. Jônatas, antes mesmo de conhecer as palavras sábias de Salomão, tinha o entendimento de que "O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra." (Provérbios 29:23) Em 1 Pedro 5:6 lemos assim: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte."

Jônatas era uma homem leal. Depois que se tornou amigo de Davi, Jônatas demonstrou sua lealdade de forma integral a ele. Em meio a um grave desafio contra o povo de Israel, Deus levantou o jovem Davi para derrotar o gigante filisteu. Assistindo a extraordinária vitória, Jônatas sentiu profunda admiração pelo jovem pastor de Belém e compreendeu que ele seria o escolhido por Deus para comandar os exércitos do seu povo. No lugar da inveja, do ciúme por si mesmo ou pelo seu pai, Jônatas preferiu um caminho mais excelente tornando-se o maior e mais leal amigo de Davi. Certamente que Jônatas poderia ter se posicionado ao lado do seu pai, o rei, mas não abdicou e como ele mesmo mencionou em 1 Samuel 14:29: "Meu pai tem turbado a terra". Jônatas não estava desprezando seu pai, mas sabia que ele era um rei carnal e, apesar de ser o ungido de Deus, não mais representava o povo de Deus e nem os interesse do Senhor para o seu povo. Quando Jônatas soube do plano de Saul para matar Davi, procurou o amigo e lhe advertiu do perigo de morte. Confira em 1 Samuel 19:1-3; 20:11-17 e 32:33. Antes de morrer em guerra, Jônatas teve seu último encontro com Davi, selando o pacto de sua lealdade diante de Deus. Conferir 1 Samuel 20:41-43. Apesar de Davi ser fiel ao seu rei não o matando quando poderia tê-lo feito, Saul continuou perseguindo Davi até o dia em que morreu em Gilboa, conforme citado em 1 Samuel 31:8.

Aonde se encontra a maldição hereditária de Saul sobre a vida do seu filho Jônatas? Aonde a Bíblia nos ensina que Jônatas precisou de cura e libertação dos graves pecados/maldições morais e espirituais encontrados no seu pai?

Para maior conhecimento do péssimo caráter de Saul, recomendo ler os meus textos nos links https://tempodagracadedeus.blogspot.com/2019/07/ai-dos-pastores-que-nao-pregam-todo-o.html ; https://tempodagracadedeus.blogspot.com/2019/06/jesus-o-eterno-psicanalista.html e o vídeo de Dave Hunt encontrado no link https://tempodagracadedeus.blogspot.com/2019/06/dave-hunt-explica-o-porque-psicologia-e.html

AI DOS PASTORES QUE NÂO PREGAM TODO O CONSELHO DE DEUS


Ai dos pastores e das igrejas que usam o nome de Jesus Cristo como objeto de barganha para proteger o seu braço de domínio (poderio), seus pequenos feudos, para fazer cativas as ovelhas do Senhor, colocando-as debaixo da sua autoridade humana (eclesiástica), ao invés de levá-las ao aprisco e fazê-las enamoradas do bom Pastor que é Cristo. E esse soar "santo", do que é eclesiástico, é ofensivo aos ouvidos de Deus. É um som dissonoro da Sua Palavra.

Ai desses pastores, ai dessas igrejas que não pregam todo Conselho de Deus ("Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus." Atos 20:27), mas usam textos escolhidos a dedo para dominar, oprimir e manter aprisionadas as ovelhas, a fim de providenciarem o seu sustento! Não são corajosos o suficiente para viverem pela fé, não trabalham, não agem como Jônatas, mas preferem ser semelhantes a Saul. Não creem que Jesus é o Senhor e a Cabeça da Igreja que provê todo o sustento necessário. "Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza." Ezequiel 34:3,4

É um tempo de advertência de Deus, ainda há tempo para mudar os seus caminhos e se converterem a Ele, mas se não, não escaparão de forma alguma ao justo juízo dEle.

Não pensem vocês, pastores, líderes que assim agem, que ficarão livres da Poderosa Mão de Deus que virá, pois pensam vocês que Ele tarda e provavelmente não virá no tempo das suas vidas aqui e, por assim crerem, agem como administradores dos seus próprios "negócios santos".

Obram exatamente como as autoridades de Israel e Judá faziam, adorando um deus que não o Senhor Jesus: "Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia uns vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e os rostos voltados para o oriente, estavam se prostrando na direção do sol." Ezequiel 8:16 Veremos mais abaixo que o final das suas vidas e "ministérios" mostrarão cisão, discórdias, dissensões e morte. "Porque as obras da carne são..." "...porfias, emulações, pelejas, dissensões, heresias, invejas..." "...os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21 Infelizmente, não se engambelem, as igrejas estão cheias disso!

Esses pastores, líderes, "ungidos" que estão dentro da casa do Senhor e se colocam entre o pórtico e altar, até parecem ter um toque de espiritualidade em suas vidas, porém dão suas costas para Deus e oferecem incenso para as suas próprias abominações! Ai deles naquele dia que logo se aproxima, pois "Por isso com ira eu os tratarei; não olharei com piedade para eles nem os pouparei. Mesmo que gritem aos meus ouvidos, não os ouvirei". Ezequiel 8:18  "Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!" Mateus 7:22-23 Essas palavras de Jesus Cristo não lhes apavoram?

Agem como o rei Saul, carnalmente, e não como Jônatas que possuía coragem, determinação, humildade, fé e obediência a Deus, virtudes totalmente indispensáveis a quem deseja viver Jesus Cristo, pois são elas encontradas no próprio Salvador.
  
O rei Saul era altivo, arrogante, desobediente, homem inseguro, ciumento, cruel, mentiroso, pensava apenas em si mesmo e isso é possível notar desde o início do seu reinado. Certamente sua arrogância começou ancorada na sua beleza física: "Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo." 1 Samuel 9:2

Porém, precisam demonstrar uma humildade, que é sempre falsa, mas impressiona a igreja e soa como espiritualidade, "santidade", eclesiástica. Interessante que essa é uma característica sempre presente em pastores, líderes, consagrados, umectados que são carnais: "Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?" 1 Samuel 9:21

Não soube lidar com o prestígio e o chamado especial de Deus para sua vida, expresso nesses textos: "Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens." 1 Samuel 9:22 "Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, com o que havia nela, e pô-la diante de Saul; e disse Samuel: Eis que o que foi reservado está diante de ti. Come; porque se guardou para ti para esta ocasião, dizendo eu: Tenho convidado o povo. Assim comeu Saul aquele dia com Samuel." 1 Samuel 9:24

Esses momentos proporcionados por Deus são estratégicos para testar, provar esses líderes. É um momento crucial, um divisor de águas, aonde nessas estações os espíritos imundos (répteis do pórtico) de carnalidade, do "eu tudo posso", do "eu sou o ungido", do "meu ministério", da "minha igreja" toma posse de suas mentes e seus corações. Daí em diante, apesar de suas posições de prestígio, das suas "unções", são completos desastres e Deus os deixa (permite) que estejam lá, que fiquem aonde estão, para que a queda seja grande! Deus, não divide sua glória com imagens, homens, ou qualquer outro ser, como Ele mesmo claramente adverte em Isaías 42:8. Portanto, não se enganem!

Esses pastores, líderes, engrandecidos "reizinhos" do meio evangélico não são dignos da unção do Senhor sobre suas vidas e, o pior, não conseguem compreender que a herança é do Senhor e não deles: "Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?" 1 Samuel 10:1

Com o passar dos dias, das semanas, dos meses, começam a se comportar como seres especiais possuidores do conhecimento e passam a omitir a verdade e aquilo que Deus está realizando. Não declaram o quão poderoso é Deus que tudo sabe e move todas as coisas nas direções conforme Lhe apraz, que faz das meras e insignificantes buscas humanas (procura de jumentos) um encontro com Ele próprio, um encontro com o Criador de todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, governos ou poderes. Não o fazem porque querem a glória para si próprios: "E disse-lhe o tio de Saul, a ele e ao seu moço: Aonde fostes? E disse ele: A buscar as jumentas, e, vendo que não apareciam, fomos a Samuel. Então disse o tio de Saul: Declara-me, peço-te, o que vos disse Samuel? E disse Saul a seu tio: Declarou-nos, na verdade, que as jumentas foram encontradas. Porém o negócio do reino, de que Samuel falara, não lhe declarou." 1 Samuel 10:14-16

Lendo o capítulo dez do primeiro livro de Samuel, vemos que enquanto o profeta fazia o esforço para declarar a toda a congregação com que potente mão o Deus eterno havia livrado Israel do Egito (levando os olhos do povo exclusivamente para Deus), o povo gritava "viva o rei". E quem sabe esse rei na sua recém infiltrada (possessa) arrogância pensava consigo: "Viva eu mesmo... isso continuem com seus olhos voltados para mim e não para Deus, pois eu sou o Seu escolhido, eu O represento agora". Veja: "Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!" 1 Samuel 10:24

Com o passar dos anos, da arrogância vão direto ao desprezo de todos, inclusive daqueles que mais lhe são afetos, fazendo o que bem lhes apraz ao invés de esperarem em Deus por uma direção: "Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre." 1 Samuel 13:13  São líderes carnais, dominados por "torpe ganância" (1 Timóteo 3:3).

Com essa tremenda decepção e numa busca desenfreada de voltar àquela posição de prestígio à mesa com Deus, começa então o tempo da tirania, pois não conseguem ver com que livrança o Senhor pode livrar, pois são líderes carnais e desejam até mesmo sacrificar os que lutam suas batalhas. "Porque vive o Senhor que salva a Israel, que, ainda que seja em meu filho Jônatas, certamente morrerá." 1 Samuel 14:39a Incrivelmente, tornam-se eles próprios filhos de Belial e a loucura os acomete: "Então disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas." 1 Samuel 14:44 Curioso é que a fala acima é bonita e parece "santa": "...o Senhor que salva a Israel...", porém suas atitudes dizem completamente o contrário do que professam seus lábios. São como psicopatas da fé, da liderança espiritual que está morta há muito, mas não se dão conta e continuam com a possessão do espírito maligno da religiosidade, legalidade dentro de si.

Semear a discórdia junto regado pela mentira é apenas mais um ato iracundo da carnalidade, achando que até mesmo conhece o futuro: "Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu estarás seguro, nem o teu reino, pelo que envia, e traze-mo nesta hora, porque é digno de morte". 1 Samuel 20:31

Passam a se importar apenas consigo mesmos e fazem das lutas do Senhor suas próprias e determinam um peso espiritual imenso sobre os seus "comandados": "E estavam os homens de Israel já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão até à tarde, antes que me vingue de meus inimigos. Por isso todo o povo se absteve de provar pão." 1 Samuel 14:24 

Jamais abicham ter a fé que dominava Jônatas: "Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos." 1 Samuel 14:6

Jamais conseguem ver com os olhos espirituais de Jônatas: "Então disse Jônatas: Meu pai tem turbado a terra; ora vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel, quanto mais se o povo hoje livremente tivesse comido do despojo que achou de seus inimigos. Porém agora não foi tão grande o estrago dos filisteus." 1 Samuel  14:29,30

Esses mesmos líderes, pastores são desobedientes a Deus, fazem da unção recebida como bem lhes convém: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos." 1 Samuel 15:2,3 "E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente." 1 Samuel 15:9  "Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor." 1 Samuel 15:11

Novamente o tom de espiritualidade, voz expressa pelo maligno, vem à tona, porém desta feita, com o reconhecimento de que possuem outro deus que não o Senhor: "E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor teu Deus." 1 Samuel 15:15  Realmente, era o Deus de Samuel, o Deus verdadeiro de Israel, mas não o Deus de Saul, pois ele não O conhecia, não tinha qualquer intimidade com Ele;  seu deus era seu próprio umbigo.

Somente o que resta desses líderes é morte, agressão, divisão nas igrejas: "Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu." 1 Samuel 15:26-28

Por que não ouvimos essa pregação nas igrejas? Porque em nada convém à liderança.
  
E o que devemos fazer?

"Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo." 1 Samuel 12:22 "Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!" Romanos 10:12-13

Amém!

Marcadores