sábado, 29 de dezembro de 2018

TEMPO KAIRÓS, TEMPO CHRONOS


texto escrito por Eliane Mara Stevão de Matos

Tempo Chronos e Kairós Ocasião certa / Tempo certo para cada propósito!!

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Eclesiastes 3:1-8

Tempo Chronos 

Tempo de nascer - Ao nascer recebemos o dom da vida, e a Bíblia diz que somos como folhas ao vento. Somos como um sopro e nós voamos.

Tempo de morrer - Um dia certamente vamos morrer e ao findar nossos dias que estejamos felizes e realizados falando como o Apóstolo Paulo: "Terminei a carreira, guardei a fé".

Tempo de Plantar: É o tempo de trabalhar, ser frutífero, trazer sustento para a casa!!!


Tempo de arrancar o que se plantou. Tempo de tirar as ervas daninhas do quintal, de colher o que se plantou. Devemos nos desvencilhar de coisas que devem ser jogadas fora ou doadas.

Tempo de matar: Tempo de guerra, em que se precisa lutar para a preservar a vida. No campo natural. Matar a sede, a fome e as necessidades básicas (necessidades básicas do homem);

Tempo de curar: Tempo de recolher os feridos. Trazer bálsamo, fazer acordos, se reerguer, fazer projetos. Tudo isso no campo natural.

Tempo de derrubar: derrubar a velha estrutura, sair, mudar. Mudar de rumo, de atitudes.

Tempo de construir: plantar, colher! Tudo de acordo com um PLANO e um PROPÓSITO e com a adequada condição financeira. Saber o tempo das “vacas magras". Tempo Kairós (palavra de Deus pra tua vida) plano espiritual.

Tempo de derrubar: Muros da insensibilidade, da IMPACIÊNCIA, do nervosismo, da ansiedade, do descontrole emocional e da secura(sede) espiritual. Do egoísmo e do senso de que você tem a única resposta para os teus problemas!!


Tempo de construir: PAZ, serenidade, temperança, domínio próprio, tranquilidade!! Gálatas 5

Tempo Kairós

Tempo de nascer - Devemos procurar viver a vida com PROPÓSITO. Para que vivemos? Devemos procurar entender os tempos nas nossas vidas. Existe uma ocasião certa e um TEMPO CERTO para todas as coisas!!

Tempo de morrer - Procurar viver de tal maneira que diante da morte venhamos a dizer: Fiz tudo o que poderia ter feito para adquirir SABEDORIA, CONHECIMENTO E FELICIDADE!!

Tempo de plantar - Plantar na nossa vida e nos outros: amor, graça, unção de Deus, doçura e sabedoria que vem do ALTO!

Tempo de arrancar - Tempo de tirar toda a mágoa, o senso de AUTO-JUSTIÇA; AUTOPIEDADE; de inércia; e a DEPENDÊNCIA EMOCIONAL!!!!!

Tempo de Matar - a Raiz de amargura, a incredulidade, a falta de fé, a discussão, e matar a nossa sede de buscar ser ouvida(o), aceita(o) e amada(o), em Deus nosso PAI ETERNO!!

Tempo de curar - Tempo de perdoar, de se derramar na presença de Deus. Receber Dele o óleo da unção. Tempo de jogar fora toda a tristeza, dor, rancor e frustração. Tempo de se sentir ouvido(o), aceita(o) e amada (o) por Deus!! Ninguém pode suprir essas necessidades de maneira tão profunda como Ele, somente Deus!!

Dê a você mesma(o) esse tempo, para OUVIR a voz de Deus!! MEDITE e ESCUTE o que Deus quer te falar. Existe um tempo de parar de lamuriar, de lamentar e de pedir. 

Nesse tempo de Natal onde comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, passou a ser um dos momentos mais tristes e solitários na vida das pessoas. São dias em que as pessoas desaceleram suas atividades e que se sentem impotentes diante da dor e da angústia da falta de união e da companhia dos familiares. 

Somente encontraremos direção e conforto em Deus e na Sua Palavra!! Ela é vida, instrução e direção para nossas vidas!!

A nossa vida familiar está nas mãos de Deus! Permita que Deus FALE e aja no teu coração!

Perceba o tempo de Deus!!

Marcadores