domingo, 1 de dezembro de 2019

PSICOLOGIA UMA ARMA DE SATANÁS USADA PARA MINAR A AUTORIDADE DA PALAVRA DE DEUS

Isso é nada mais do que aquilo que normalmente o diabo faz, copiar a Deus, tentando seduzir e enganar a muitos. Até ao começo dos anos de 1900, os crentes viviam na pobreza, com doença, eram perseguidos e, no entanto, a Palavra de Deus era suficiente para eles. Mas tudo isso mudou com a chegada da Psicologia. O diabo deu um grande golpe quando psicologizou a Igreja de Cristo, desta forma a recuperação substituiu o arrependimento dos pecados, a terapia psicológica humanística substituiu a teologia centrada em Cristo Jesus, o pecado foi transformado em doença, e a felicidade substituiu a santidade como principal atividade da vida cristã.

O pretexto tem seu início no texto do apóstolo Paulo aos irmãos Romanos: "E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros." (Romanos 15:14)  

O significado de "admoestar", segundo o dicionário online de Português (https://www.dicio.com.br/admoestar/), esse é um verbo transitivo direto que pode ser usado como 'censurar alguém a partir da observação de seu comportamento, sua maneira de pensar ou por uma falha cometida por esta pessoa'; repreender, etc.. É um verbo bitransitivo que pode ser usado como 'aconselhar alguém quanto à sua maneira de proceder, para que a corrija de alguma forma'; advertir, avisar, prevenir. Sua etimologia tem origem da palavra admoestar. Do latim: admonestare. Seus sinônimos: propor, aconselhar, alvitrar, inculcar, insinuar, instilar, orientar, recomendar, sugerir. 

Veja a aplicação desses sinônimos nos textos bíblicos abaixo:

"Meus irmãos, se algum entre vós se  desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados." (Tiago 5:19-20)

"E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne." (Judas 22-23)

"Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos." (1 Tessalonicenses 5:14)

"Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.(Gálatas 6:1)

"A cautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se  ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia,  pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe." (Lucas 17:3-4)

"Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes"; "Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão." (2 Tessalonicenses 3:6,14-15)

"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos." (Romanos 16:17-18)

Em todos os supracitados textos, a palavra admoestar nos seus mais variados sentidos, pode ser aplicado diretamente, sem sombra de dúvidas.

Porém, infelizmente, uma grande maioria de pastores, iludidos e enganados pelo diabo, está indo estudar Psicologia, uma pseudociência, a fim de complementarem seus conhecimentos no que diz respeito ao aconselhamento de crentes, pois desta forma poderão oferecer uma "ajuda profissional" nessa área.

Pat Robertson entrevistando no 700 Club (Programa de Televisão da Christian Broadcasting Network - https://en.wikipedia.org/wiki/The_700_Club) a Clayton Naamore, o avô da Psicologia Cristã, cujo sobrinho, Bruce Naamore para a alegria do inferno escreveu um livro chamado "A Integração entre Psicologia e Teologia", perguntou a Clayton: - O que acha de uma pessoa como Jay E. Adams?

Apenas um adendo para aqueles que nunca ouviram falar de Jay E. Adams. Jay Edward Adams nasceu em 30 de janeiro de 1929, e foi um autor cristão Norte-Americano reformado que escreveu mais de 100 livros. Seus livros foram traduzidos para 16 idiomas. A maior influência de Adams no aconselhamento foi a publicação de seu livro "Competent to Counsel", em 1970. Foi a partir desse livro que Adams desenvolveu o que é conhecido como aconselhamento bíblico. Com o tempo, Adams tornou-se um defensor popular de "abordagens estritamente bíblicas" ao aconselhamento, cujas "perspectivas influenciaram o cristianismo evangélico". O aconselhamento bíblico (noutético - em grego: noutheteo, para admoestar) de Adams, é uma forma de aconselhamento pastoral evangélico protestante baseado apenas na Bíblia e focado em Cristo. Ele repudiou a Psicologia e a Psiquiatria convencionais como humanísticas, fundamentalmente opostas ao Cristianismo, considerando-as radicalmente seculares.

Traduzindo o adendo acima, o que basicamente Adams dizia é que se você é maduro na fé Cristã, possui (cheio) do Espírito Santo, está andando com o Senhor Jesus Cristo diariamente na sua vida, conhece a Palavra de Deus de forma profunda, então você é extremamente competente para aconselhar os crentes usando apenas a Bíblia que é suficiente para este fim.

A resposta de Clayton, com um rosto paternalista, diz: "Bom, obviamente você entende, ele não tem uma formação secular", em outras palavras, ele não tem título (PhD) em Psicologia.

Uau!!!! Clayton acabou de jogar no lixo os apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João, e por fim até mesmo Jesus Cristo, porque obviamente, Jesus nunca cursou uma faculdade de Psicologia, como suas palavras poderiam ser suficientes para "tratar" de quaisquer pessoas que estejam buscando aconselhamento!!!!

Curiosamente, Clayton não somente debochou de todos os cristãos da história, como mentiu descaradamente acerca de Adams, pois ele, Jay Adams, teve vários títulos acadêmicos em várias áreas do conhecimento humano, inclusive obteve o título de Doutor em Pregação.

Vocês pastores e líderes que estão labutando no ministério, tendo ou não um curso de Teologia, vocês são competentes para ensinar, pregar e admoestar (aconselhar) usando a Palavra de Deus. Não se engane, o que a Psicologia, dita Cristã, quer que você acredite é a menos tenha uma formação ou pós-graduação em Psicologia, não será capaz, tampouco competente, para admoestar alguém. Ao mesmo tempo, essa Psicologia avilta o Espírito Santo, pois o coloca como incapaz de conhecer os desígnios do coração humano, apenas outro ser humano que conhece as teorias humanísticas pode fazê-lo!

Alguém pode me contrariar e dizer, mas existem vários Psicólogos cristãos. Certo, vamos então a dois dos maiores líderes cristãos nessa área.

Esses dois Psicólogos cristãos estavam falando a colegas em um encontro da CAPS (Christian Association for Psychological Studies - Associação Cristã para os Estudos da Psicologia, fundada em 1956) no que tange a integração Psicologia e Teologia, e assim colocaram: "Somos frequentemente questionados se somos Psicólogos cristãos. Essa é uma pergunta muito difícil de responder, tendo em vista não sabermos no que ela realmente implica. Somos cristãos que atuamos como Psicólogos, mas, até o presente momento, não existe Psicologia Cristã aceitável que seja em qualquer forma diferente da Psicologia não-Cristã"!  

Nós crentes, temos sidos roubados, temos recebido de bom grado mentiras do mundo das trevas. Quando as pessoas falam sobre Psicologia Cristã você pensava que estavam se referindo a um corpo de conhecimento psicológico identificável como exclusivamente bíblico, separado do catastrófico humanismo pregado por essa área, porém, essa ciência não existe, só existe a Bíblia. Então a Psicologia Cristã nada mais é do que "pegar" o que estudiosos que odiavam a Palavra de Deus disseram (muitos deles recebiam seus conhecimentos através de vozes vindas de espírito, como Jung mesmo declarou que acontecia com ele) e incorporar dentro da Bíblia, vestindo a Verdade de Deus de outra forma, alterando-a, através de uma nova interpretação.

Se você Psicólogo cristão que aceita as teorias da Psicologia e as utiliza para "admoestar" seus "clientes" crentes, saiba que foi enganado e se deixou ser corrompido. Deveria estar usando apenas a Palavra de Deus para aconselhar um irmão e não seu "cliente". Não é possível nem mesmo chamar esse "cliente" de "paciente" porque se ele está doente da alma e do espírito, o que na verdade esse paciente necessita urgentemente é de Jesus Cristo, sua confissão de pecados, Seu perdão e graça, e jamais da Psicologia para ser curado!

Porém, você não estando convencido, afirma: "Mas precisamos ajuda profissional cristã na área da admoestação/aconselhamento".

Vamos então ouvir (ler) o que Dr. Joseph S. Volpe, um profissional com doutorado em Psicologia, de origem judaica, mas não praticante, disse em um encontro em Phoenix, Arizona - EUA: "Quem poderia imaginar que a Psicologia possa ter chego a essa situação que vemos hoje, uma 'Torre de Babel de vozes conflitantes' " (verbatum).

Richard D. Laing, talvez um dos maiores mestres da Psicologia dos nossos dias disse: “Não consigo pensar em uma coisa que a psicologia tenha oferecido à raça humana de qualquer benefício na área de relacionamentos interpessoais em toda a sua história. Não fomos além de Platão, Aristóteles ou Shakespeare." Ele disse: "Durante minha luta contra a depressão, eu encontrei uma coisa muito mais benéfica do que qualquer terapia psicológica tem a oferecer, que é se conectar com a sua música favorita. Você quer saber qual é a minha música? Música: 'Continue dirigindo até o final da estrada, continue dirigindo até o final...' " Inacreditável que ele tenha necessitado ir obter um título de PhD em Psicologia para aprender isso?
   
O que pensar de um profissional como esse, que a Psicologia Cristã honra, e que está levando milhares de pessoas à morte eternal sem conhecerem o dom gratuito de Deus que é a salvação em Cristo Jesus? "Há caminhos que ao ser humano parecem ser as melhores opções de vida, mas ao final conduzem à morte.(Provérbios 14:12)

Ainda não convencido, novamente assevera: "Mas precisamos ajuda profissional cristã na área da admoestação/aconselhamento".

Quatro dos maiores psiquiatras e pesquisadores do mundo em Esquizofrenia (entre eles estava R. D. Laing) se reuniram para debater essa doença. Três deles afirmaram que ela não existe. Dr. Laing disse: "Essa doença nunca existiu até que alguém inventou esse nome". Outro deles, Thomas Szasz, um judeu não praticante, agnóstico, considerado um dos grandes mestres no campo da psicologia do mundo, em seu livro "O mito da psicoterapia" disse: "Através da psicoterapia, transformamos a salvação de almas pecadoras na cura de mentes doentes.” Szasz, basicamente estava dizendo: 'Vocês cristãos têm a resposta, devem levar isso de volta à Igreja. O que está fazendo aqui? Não temos nada a oferecer.'


Infelizmente a Igreja tem cometido dois grande crimes/pecados/erros: 1) Ir buscar conhecimento e explicações na Psicologia humanista acerca da condição humana, dos seus pecados e da sua arrogância em não querer se humilhar, se arrepender e vir até Jesus Cristo para ter vida; 2) Aceitar as vozes da Torre de Babel, de onde a Psicologia Cristã tem alimentado essa Igreja faminta do conhecimento humano, mas jamais da Palavra de Deus. "Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados, diz o Senhor. O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água." (Jeremias 2:12-13)  


A pergunta que fica aos crentes e aos Psicólogos que, iludidamente, se denominam cristãos: "Diga-me uma coisa, somente uma, que a Psicologia realmente ofereça ao ser humano, aos crentes, aos irmãos em Cristo Jesus, que a Palavra de Deus já não nos tenha deixado e não seja capaz de acessar a alma e o espírito humano?"

Marcadores