A IGNORÂNCIA BÍBLICA ACERCA DOS MIL ANOS EXPRESSADOS PELO APÓSTOLO JOÃO EM APOCALIPSE 20 - Parte 9
Muitos acreditam que o Apocalipse aponta para a existência de duas batalhas, totalmente distintas, que consistiriam na batalha do Armagedom e na batalha de Gogue e Magogue, ambas lutadas pelo Senhor Jesus Cristo. Será que a Bíblia ensina isso?
A
batalha do Armagedom seria aquela que é lutada quando Jesus Cristo retorna,
conforme descrito em dois textos assinalados no Apocalipse. O primeiro texto descreve
assim: "Porque
são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos
reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele
grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão.
Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu,
e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em
hebreu se chama Armagedom." Apocalipse 16:14-16 Já o segundo texto, está relatado desta
forma: "E vi o céu
aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se
Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram
como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome
escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de veste
tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E
seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino,
branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela
as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar
do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua
coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um
anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que
voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para
que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a
carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os
homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da
terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava
assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com
ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que
receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados
vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com
a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as
aves se fartaram das suas carnes." Apocalipse 19:11-21
Ao passo que a batalha de Gogue e Magogue seria aquela
que é lutada depois de mil anos, após o reinado do Senhor Jesus Cristo, tendo por
base o texto do Apocalipse no capítulo 20, versículo 8, cujo relato se segue: "E
sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e
Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha."
Apocalipse 20:8
Os Evangelhos e as Epístolas dos apóstolos porém nos ensinam claramente que Jesus Cristo voltará e todo o maligno será destruído por fogo enviado dos céus, conforme três textos assim dispostos: "Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar." Lucas 17:29,30 O apóstolo Lucas escreveu este Evangelho depois da morte de Cristo, portanto, o se 'manifestar' que ele se refere só pode ser à volta do Senhor Jesus Cristo.
O segundo texto diz assim: "E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder," 2 Tessalonicenses 1:7-9 O apóstolo Paulo usa a mesma expressão 'manifestar' e assevera que quando Ele voltar haverá fogo que consumirá todo o mal. Ou será que Jesus Cristo vai deixar um pouquinho do mal para mais tarde uma nova demonstração do seu poder, da sua força e autoridade sobre tudo e todas as coisas? Estranho pensar nessa possibilidade, pois está fora do texto!
No
terceiro texto bíblico, temos que: "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os
céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra,
e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas
estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando,
e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se
desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?" 2 Pedro 3:10-12. Pedro se refere ao dia do Senhor como a volta
dEle, e tudo se desfará pelo fogo. Não existe outra forma de entender o texto, a não ser que seja distorcido
com algum pretexto, fora do contexto, para criar um novo texto totalmente
diferente deste. Será que haverá algum condição para sobrar alguma coisinha do mal que não será consumido pelo fogo, meio que trabalho mal executado, para ser finalizado mais tarde?
Os textos bíblicos acima são relatos fiéis do que acontecerá na volta do Senhor Jesus Cristo e estão em plena consonância com a batalha de Gogue e Magogue descrita desta forma: "E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou." Apocalipse 20:8,9
Porém,
estariam Lucas, Paulo e Pedro confusos e erraram quando afirmaram o que
escreveram, contrariando totalmente aquilo que o apóstolo João escreveria depois no
livro do Apocalipse? Ou foi o discípulo João quem errou feio? Poderiam eles terem
escrito os livros bíblicos inspirados pelo Espírito Santo, mas não foram nesses
trechos específicos? Ora, isso é uma blasfêmia até mesmo como suposição!
Se no dia do Senhor Jesus Cristo, sua volta, seu grande dia, Ele consumir tudo o que é
perverso e maligno com fogo dos céus, o que restará para que exista uma
segunda batalha a ser lutada por Ele depois de mil anos, uma vez que todo o mal já foi aniquilado
pelo sopro da sua boca? Pense nisso seriamente! Não vá na onda daquilo que lhe
disseram, creia no que está escrito na Palavra de Deus e nos relatos bíblicos! Caso você pense diferente, vou lhe afirmar que alguém está errado, ou os discípulos e o que eles escreveram ou aquela pessoa que lhe ensinou de outra forma. Escolha!
"- Ah mas tanto faz, isso não fará diferença alguma em termos da salvação, dá tudo na mesma uma ou duas batalhas!" alguém pode afirmar. É o mesmo blá blá blá que usam para a grande tribulação deixando transparecer que não importa saber se ela será antes, no meio ou depois da volta do Senhor Jesus Cristo. Pior do que a ignorância é a arrogância e altivez! Então deixa eu lhe dizer uma coisa, sendo assim então, nada na Bíblia faz diferença, creia como quiser, interprete como desejar e faça dela uma cartilha de conveniência sua; Bíblia do bel-prazer. Porém, certamente muito em breve você estará bem distante do caminho por ela mostrado!
Examine
os textos acima cuidadosamente e você perceberá que não existe um intervalo de
mil anos entre a batalha do Armagedom, que será lutada quando Jesus Cristo
retornar, e a batalha de Gogue e Magogue. As batalhas que estão descritas no
livro do Apocalipse capítulos 16, 19 e 20 são três registros da mesma batalha. Armagedom
é a batalha de Gogue e Magogue, simples assim.
Para
chegar a essa conclusão, invista um tempo lendo e examinando o capítulo 21 do
Apocalipse que se segue: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a
primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa
cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa
ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis
aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão
o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus
limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem
clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que
estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E
disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E
disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A
quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem
vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas,
e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os
mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a
segunda morte. E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças
cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a
esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto
monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do
céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra
preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E
tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes
escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do
sul, três portas, do lado do poente, três portas. E o muro da cidade
tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as
suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o
seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até
doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E
mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de
homem, que é a de um anjo. E a construção do seu muro era de jaspe, e a
cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro
da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era
jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; O
quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o
nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a
praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi
templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque
a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as
nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua
glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não
haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não
entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só
os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." Apocalipse 21:1-27
P.S.: Os textos bíblicos supracitados foram copiados ipsis literis da versão ACF - Almeida Corrigida e Fiel.