quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

A PORTA DAS OVELHAS - JESUS O NOSSO PORTAL ETERNO

"Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: 'Sim, vamos começar a reconstrução'. E se encorajaram para esse bom projeto."  Neemias 2:17,18

Esta semana estou lendo e meditando no livro de Neemias. Sempre gostei muito desse livro do VT, pois ele nos dá esperança e mostra que sempre podemos reconstruir as ruínas da nossa vida e os portões queimados do nosso coração, porém teremos os horonitas (Sambalates) da vida como opositores da boa obra que só se inicia com a iniciativa do homem; de Neemias, e é engajada  por todos. 

Quero nesta manhã lhe encorajar, como diz o texto "...e se encorajaram"; um ao outro para "...esse bom projeto."

"Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!" Neemias 2:20

Sim, nem Sambalate, nem Tobias, nem Gesém têm parte na nossa vida, pois não vivemos segundo os ditames deles; esses não têm domínio sobre nossa Jerusalém, tampouco estamos sob o jugo do "rei" deste mundo.


Essa é a Porta das Ovelhas que foi reconstruída na época pelo sumo sacerdote Eliasibe, segundo Neemias 3:1. Era por essa porta por onde entravam as ovelhas para os sacrifícios no templo.... Jesus disse: Eu sou a porta! Ele se tornou o próprio sacrifício por nós.

A porta chamada Porta das Ovelhas era a porta por onde entravam as ovelhas. Significava humilhação e morte final. Ninguém quer entrar por essa porta de desonra passar, não é mesmo? Porém Jesus escolheu passar por ela! 

Quando Jesus se diz a Porta, e por Ele ter-se feito o Cordeiro Eterno, precisamos entrar pela mesma porta! Cada um de nós tem uma "porta das ovelhas" para passar. É por ela adentrando que passamos nossos dramas, nossas frustrações e humilhações; caminho por onde muita coisa precisa morrer. Em alguns momentos essa porta é tão apertada que sentimos sufoco, pânico, tristeza e amargura. Nesse trajeto achamos que não existe mais saída, que entramos e ali ficaremos para sempre e deixamos até mesmo de sonhar. Ali perdemos a alegria de viver... Mas quando cedemos e morremos para nós mesmos, adentramos o coração de Jesus Cristo que nos resgata e nos trás para bem perto de Si mesmo e, daí sim, começamos a viver.

Lucas 9:23-24 (NVI) Jesus dizia a todos: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

Marcadores