sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O CAMINHO ESTREITO PARA O RELACIONAMENTO COM DEUS - DIA 14

pelo Rev. Robert John Cericola, Carroll, OH - EUA 

Dia 14

Romanos 8: 28–29 (ESV)
28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 12:2 (NLT) E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Paulo escrevendo aos Coríntios no 1Cor 13:11 (AMP) escreve sobre sua transformação de menino para homem:  “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.

Ser moldado à imagem (semelhança) de Jesus é semelhante ao processo de amadurecimento da infância à masculinidade. Quando crianças, precisamos aprender a engatinhar, andar, conversar e nos comunicar com nossos pais ou responsáveis e depois com os outros. Os pais são nossos primeiros professores, têm mais influência na moldagem de nossos processos de pensamento e comportamento. À medida que amadurecemos, somos apresentados a outras influências, como televisão, amigos, livros e professores, que contribuem para a maneira como pensamos e nos comportamos como adultos. 

Embora Colossenses 1:13 nos diga que fomos trasladados do reino das trevas para o reino de seu amor, os pensamentos e padrões comportamentais que aprendemos no crescimento continuam até sermos moldados à semelhança de Jesus Cristo. Paulo, em 1 Coríntios 12:31 (AMP) nos diz: “Mas sinceramente deseje e cultive zelosamente os maiores e melhores dons e graças (os dons mais elevados e as mais belas graças). E ainda vou mostrar-lhe uma forma ainda mais excelente [que é melhor de longe e a mais alta de todas - amor]. ” Os dons sobre os quais Paulo escreve são muito importantes na edificação do corpo de Cristo, mas Paulo diz que há um caminho mais excelente que é o mais elevado de todos e que é amor. 

Continuando em 1 Coríntios 13, Paulo esclarece as características do amor dizendo-nos como o amor age e como o amor pensa. Estas são as características de Jesus, pois 1 João 4:16 (GNB) nos diz: "... Deus é amor ..." E, como tal, as próprias características que serão moldadas em nós como nossas mentes são renovadas através do processo de transformação.

Concluindo a meditação:     
Leia I Coríntios 12 e 13 e, ao mesmo tempo, peça ao Espírito Santo que ajude sua compreensão.

Marcadores