domingo, 18 de abril de 2021

O MILAGRE EM SI É CONHECER A CRISTO E NÃO TER OS PROBLEMAS DA VIDA RESOLVIDOS, NÃO SE ENGANE

    Sem dúvida, o milagre que urgentemente as pessoas necessitam é conhecer a Jesus Cristo e não receber trato das suas necessidades como é pregado no atual Evangelho distorcido e "aguado".

    Veremos três textos bíblicos nos quais Jesus Cristo é revelado como a água que sacia a sede do nosso espírito, mas não resolve os nossos problemas e nem mesmo tem qualquer compromisso com isso porque Ele não é "santo milagreiro" como é pregado em tantas igrejas.

    O primeiro texto encontra-se em Números 20:1-13 e segue abaixo.

https://participantedecristo.com/wp-content/uploads/2016/12/christ-smitten-1.jpg
 

   "Depois, sob a ordem do Senhor o povo de Israel deixou o deserto de Sim, dirigindo-se por pequenas etapas a Refidim. Mas ao chegarem viram que não havia ali água. Então, mais uma vez se queixaram e resmungaram contra Moisés: “Mas nós queremos água!”, gemeram eles. “Tenham calma! Estarão a tentar pôr à prova a paciência do Senhor para convosco?” Contudo, atormentados pela sede gritavam: “Porque nos tiraste afinal do Egito e nos trouxeste para morrermos aqui, nós, os nossos filhos e o gado?”  Então Moisés rogou ao Senhor: “Que hei de eu fazer? Daqui a pouco apedrejam-me!” Disse-lhe o Senhor: “Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel contigo. Leva também na mão a vara com que bateste nas águas do Nilo, e segue em frente. Eu estarei à tua espera em Horebe, no alto da rocha. Bate nela com a tua vara, e dela sairá água da rocha, o bastante para toda a gente.” Moisés fez tudo como lhe tinha sido dito, na presença dos anciãos de Israel. Chamou pois àquele lugar Massá (prova). Às vezes, o povo também se referia a ele pelo nome de Meribá (contenda), porque foi ali que o povo de Israel contendeu com Deus e quiseram prová-lo, dizendo: “O Senhor está conosco ou não?

    O segundo texto está localizado no livro de Juízes 15:14-20 e assim lemos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqI2D25PDbu7wutHp-8i56z-Wl74WH3YCq30jTy7Vp7J7Mh406h_U4o3nWCKF-9UZKLOARSXfHcxI5fvoeFcDdE9no26vVWg-gm-mod-VsX4YO9PSf8-pljZLjMG28ad1RUmtcdzbLt1JA/s320/fonte.jpg


    
"
Quando ia chegando a Leí, os filisteus foram ao encontro dele aos gritos. Mas o Espírito do Senhor apossou-se dele. As cordas em seus braços se tornaram como fibra de linho queimada, e os laços caíram das suas mãos. Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens. Disse ele então: 'Com uma queixada de jumento fiz deles montões. Com uma queixada de jumento matei mil homens'. Quando acabou de falar, jogou fora a queixada; e o local foi chamado Ramate-Leí. Sansão estava com muita sede e clamou ao Senhor: “Deste pela mão de teu servo esta grande vitória. Morrerei eu agora de sede para cair nas mãos dos incircuncisos?” Então, o Senhor fendeu a caverna que estava em Leí; e saiu dela água, e bebeu; e o seu espírito tornou, e reviveu; pelo que chamou o seu nome: A Fonte Do Que Clama, a qual está em Leí até ao dia de hoje."

    Já, o terceiro texto bíblico pode ser achado em João 4:5-29, o qual nos descreve a situação desta forma.


https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/cebi.org.br/wp-content/uploads/2017/01/26082907/2038_2038_4695_samaritana2.jpg

    "Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?"

    Os dois primeiros textos obviamente encontram-se no Velho Testamento e o terceiro, no Novo Testamento, sendo Jesus Cristo o próprio protagonista da conversa com a mulher de Samaria.

    Perceba que nessas três circunstâncias as pessoas envolvidas não tiveram nenhuma mudança imediata e real nas suas vidas, porém tiveram um encontro legítimo com o poder de Deus, com o próprio Deus encarnado na pessoa de Jesus Cristo.

    O povo hebreu continuava no deserto, sofrendo as agruras do calor diurno e o frio noturno, mudando de momento em momento para uma nova região sem saber para onde estavam caminhando e nem mesmo tinham qualquer certeza de que Moisés sabia para qual destino os conduzia. Que desespero viver assim, que loucura. Porém, através do seu clamor e diante de seus olhos tiveram um encontro notório com o milagre de Deus; da pedra fendida, jorrou água. Jesus Cristo é a pedra angular a qual os construtores a rejeitaram.

    Sansão após o milagre ainda continuava naquela cena de matança, sangue, quem sabe gemidos daqueles que estavam passando da vida para a morte, de corpos (eram mil homens) espalhados por todos os lados. Cansado fisicamente, sem saber qual seria seu próximo passo e como os filisteus e o próprio povo de Judá o veria após essa carnificina, clama por água e Deus vivifica o seu espírito através do milagre; água jorra da pedra. Jesus Cristo é o único que pode vivificar os nosso espírito e faz com que o ânimo para continuarmos na senda desta vida seja recobrado.

    A mulher Samaritana após ter o encontro autêntico, verdadeiro, em pessoa, com o próprio Cristo, aquela água que jorrara no deserto e depois para Sansão, continuava não casada e com os mesmos atrapalhos de uma vida conturbada. Só que agora, algo novo tinha acontecido e ela com vigor sai a pregar que havia encontrado o verdadeiro Messias e passa a conduzir outras pessoas para a Água da Vida, torna-se imediatamente uma discípula do Mestre da Galiléia.

    Nas três narrativas que lemos acima, as pessoas envolvidas tiveram a oportunidade de, ao clamar por ajuda (física, material), ter um encontro verdadeiro com o Deus que faz o único milagre que de que realmente precisamos; o milagre do próprio Deus se revelando a sua criação.

    Quantas pessoas você e eu não conhecemos que ao chegarem ao fundo do poço e clamarem por socorro, acabaram por conhecer verdadeiramente Deus em suas vidas? Naquele momento, os problemas, as lutas, as dificuldades não foram alteradas em nada, mas o espírito morto agora estava vivo e isso se tornou o suficiente e necessário para iniciar uma nova jornada com Deus.

    Jó depois de ter passado por uma experiência espantosa disse assim: "Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos." Jó 42:5

    O milagre é a Luz divina que nos alcança, um verdadeiro prodígio que muda, não o nosso momento, nossa circunstância, mas sim, a direção da nossa vida.

    Um Evangelho que prega que você deve clamar e Deus tem que vir ao seu socorro e então sua sorte mudará, é falso. Esse Evangelho é desconhecido quando lemos a Bíblia, pois quando Deus nos encontra no nosso pecado, nas nossas tristezas e infortúnios da vida, as circunstâncias continuam as mesmas, porém, agora nos tornamos alvo do milagre de Deus que nos fez conhecê-Lo. A partir daí, se desejarmos e pedirmos ao Espírito Santo, Ele nos guiará pelos caminhos que devemos andar para que nossa vida vá se acertando e se encaixando no propósito de Deus.

    No Evangelho de Jesus Cristo não há nada de milagre instantânea e de transposição de uma vida de arrombas para uma vida de vitórias. É preciso que amadureçamos e entendamos que TODOS temos que pegar a nossa cruz para seguirmos a Jesus Cristo em uma vida que nos leva, não à excelência na visão dos homens, mas à direta morte do nosso eu, para podermos alcançar vida eterna através da ressurreição de Cristo Jesus. Amém

    Existia um cântico que cantava quando adolescente que dizia assim: Ele nos ajuda a carregar a cruz...". O problema é que isso não é bíblico e nenhuma alusão a essa afirmação está escrita na Palavra de Deus. Triste dizer, mas essa é mais uma das falácias no bojo de tantas outras existentes no meio evangélico! Se quisermos saber a verdade precisamos ir ao argumento de Jesus Cristo em João 16:33: "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo." Captou a mensagem? É como se Ele estivesse dizendo: Eu venci, você também vencerá, continue firme, creia. 

    Não se engane e não seja enganado, esse é o Evangelho verdadeiro no qual Jesus Cristo nos afirma: "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." João 12:24-26

Marcadores