sábado, 24 de novembro de 2018

O CAMINHO ESTREITO PARA O RELACIONAMENTO COM DEUS - DIA 17

pelo Rev. Robert John Cericola, Carroll, OH - EUA      


Dia 17

Mateus 26: 36–39 (NKJV)
Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsemani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.  Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

Jesus no Getsemani, pouco antes de sua crucificação, é um excelente exemplo da luta entre a vontade e o corpo, quando se depara com a decisão de obedecer ou desobedecer. Na sequência, temos um exemplo de como o Espírito Santo usa as circunstâncias de nossas vidas para revelar nossa necessidade de nos arrependermos da falta de perdão e raiva. 

Trinta e dois anos atrás, quando as mulheres usavam chapéus estilosos, Bonnie tinha vários que eu não gostava. Um dia, enquanto nós começamos uma discussão intensa em nosso quarto, em algum momento durante a briga, ela disse-me: "Eu estou indo para casa para minha mãe." E eu com raiva disse a ela: "Bem, desde que você está indo para casa para sua mãe você vai precisar disto e coloquei uma mala sobre a cama. Alcançando o armário comecei a colocar e esmagar seus chapéus estilosos dentro  da mala.  Então ela disse: "vocês homens são todos iguais!" Essas palavras causaram dor em mim como se estivessem perfurando a minha alma, foi então que decidi tirar minha espada de dois gumes (aquela língua afiada que todos nós somos capazes de usar) para dizer a ela algumas coisas sobre  as mulheres. Mas antes que eu pudesse abrir minha boca, o Espírito Santo me disse: “Quantas vezes você vai dar a volta nesta montanha, Robert? Perdoe ela. "Perdoe ela? E eu exclamei:  Você ouviu o que ela disse? O Senhor sabe que eu não sou como os outros homens! Ele disse:”Perdoe ela”  e  Eu disse:  "Eu não quero perdoá-la! Estou tão chateado que não consigo perdoá-la!” Ele respondeu:  “Peça-me para eu ajudá-lo”.  Meu corpo estava em plena rebelião contra o mandamento de Deus de perdoar os outros como ele me perdoou. Eu estava enfrentando uma escolha e o Espírito Santo estava disposto a me ajudar. Até que eu disse:  “Ok, me ajude a perdoá-la”.  Instantaneamente a paz e o amor de Deus por minha esposa encheram minha alma e eu disse: “Eu te perdôo!” A boca de Bonnie se abriu com espanto com as minhas palavras e ela disse: "Eu também te perdôo!" A batalha acabou! Com a ajuda do Espírito Santo, nós tínhamos dado um golpe em nossa vida própria nos submetendo à vontade de Deus. Pouco depois, o Espírito Santo começou a nos mostrar individualmente e como um casal, pessoas que não havíamos perdoado.

Quando perdoamos, nos arrependemos e o sangue de Jesus nos lava de nossos pecados.

Concluindo a meditação     
Você consegue se lembrar de alguma circunstância em sua vida semelhante à  esse exemplo? Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo(a)  a se lembrar se caso não esteja conseguindo.

O CAMINHO ESTREITO PARA O RELACIONAMENTO COM DEUS - DIA 16

pelo Rev. Robert John Cericola, Carroll, OH - EUA       

Dia 16

Romanos 8:28 (AMP)
E sabemos[Deus sendo um parceiro em seu trabalho] que todas as coisas contribuem juntamente [ajustam-se a um plano]    para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Todas as coisas realmente cooperam juntas para o nosso bem? Isso irá depender de como definimos bem. Muitas vezes definimos algo bom como um ganho material ou melhoria das condições de vida. Muitas vezes pensamos que um carro melhor, um lar melhor, um emprego que ganhe melhor, uma melhoria em nossa saúde, e essas coisas são boas nesse versículo. Enquanto o ganho material é bom, também é temporal. O plano de Deus, que funciona para o nosso bem, usa as circunstâncias em nossas vidas para nos moldar interiormente na Imagem de Jesus, que vai muito além das bênçãos materiais temporais. O Salmo 37:23 nos diz: 
“Os passos de um homem bom são ordenados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho”

Os passos da nossa vida são dirigidos pelo Senhor quando tomamos a nossa cruz e seguimos o caminho. Caminho Estreito de Obediência ao Seu Mandamento de Amor. À medida que enfrentamos as circunstâncias em nossas vidas, somos desafiados a fazer uma escolha entre obedecer ao mandamento de amar ou não. É através desses desafios, os motivos, as atitudes, as virtudes de nossas vidas são expostas pelo que sai da nossa boca. Mateus 12:34 (…) “Porque da abundância do coração fala a boca”. Para sermos moldados à semelhança de Jesus (ter nossas mentes renovadas), precisamos ver as diferenças entre o modo como agimos e pensamos e o modo como o amor age e pensa, o qual é o modo como Cristo age e pensa. O plano de Deus, que funciona para o nosso bem, é expor nossas atitudes, nossos pensamentos, nossas crenças, nossas virtudes através das circunstâncias de nossas vidas, enquanto enfrentamos a escolha de obedecer ou desobedecer ao Mandamento de Amar. Hebreus 5: 8 (ESV), falando de Jesus declara: “Embora ele fosse um filho, ele aprendeu a obediência através do que ele sofreu”. 

O sofrimento falado aqui não é das batidas corporais que Ele tomou no caminho para a cruz, ou a dor que Ele sofreu com a crucificação. Esse tipo de sofrimento ocorre quando se enfrenta a escolha de obedecer ou desobedecer a Deus. O corpo não quer obedecer a Deus e fisicamente luta contra a vontade que quer obedecer. Jesus no Getsemani, pouco antes de sua crucificação, é um excelente exemplo da luta entre a vontade e o corpo quando confrontados com a decisão de obedecer ou desobedecer.

Concluindo a meditação     
Você consegue identificar áreas em sua vida onde você se esforça para obedecer a Deus? Você luta para obedecer quando Jesus diz que você deve perdoar aqueles que o acusam falsamente, ou roubam de você, ou caluniam você?

O CAMINHO ESTREITO PARA O RELACIONAMENTO COM DEUS - DIA 15

pelo Rev. Robert John Cericola, Carroll, OH - EUA 
       
Dia 15

Romanos 8: 28–29 (AMP)
28 E sabemos[Deus sendo um parceiro em seu trabalho]  que todas as coisas contribuem juntamente [ajustam-se a um plano]    para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes[dos quais Ele tinha conhecimento e amado de antemão],  conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho [e compartilhar Sua semelhança], a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


Entender o versículo 28 e 29 é essencial para viver as bênçãos da Nova Aliança, porque a vontade de Deus (versículo 29) para nossas vidas e Seu plano (versículo 28) para cumprir Sua vontade é revelada. Examinar cada versículo nos ajudará a esclarecer a vontade de Deus e o Seu plano e tirar a confusão de viver uma vida cristã. Mesmo que Deus ame e conheça a todos, Seu propósito e plano são cumpridos nos cristãos que tomaram sua cruz e se esforçam para viver de acordo com a exigência da Nova Aliança - o Mandamento para Amar. Enquanto vivemos no Caminho Estreito, isso leva ao relacionamento com o Pai e Jesus, o Espírito Santo, usa as circunstâncias em nossas vidas para nos moldar à semelhança de Jesus. Entender como o Espírito Santo trabalha para realizar nossa transformação nos ajudará a viver vitoriosamente nas bênçãos da Nova Aliança. 

A palavra se identifica a necessidade de fazer uma escolha. Como seres de livre arbítrio, podemos escolher obedecer a Deus e andar em Suas bênçãos ou não e caminhar nas consequências. O Senhor falando em Deuteronômio 30:19 (GNB) revela a consequências de nossas escolhas: “Eu estou agora dando a você a escolha entre a vida e a morte, entre a bênção de Deus e a maldição de Deus, e chamo o céu e a terra para testemunhar a escolha que você faz. . Escolha vida.

João 15: 6–7 (ESV)

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Observe o versículo 6, a conseqüência de quebrar a aliança, e o versículo 7 a bênção de manter a exigência, ambos iniciam dizendo se que significa que temos uma escolha entre a vida e a morte. As circunstâncias da vida nos desafiam a fazer uma escolha entre a vida, mantendo o mandamento de amar ou a morte, quebrando o mandamento de amar. O processo de transformação gira em torno das escolhas que fazemos. Escolha vida.

Concluindo a meditação:     
Todos nós enfrentamos escolhas difíceis na vida. A escolha mais difícil é sempre entre seus desejos egoístas e obedecer ao mandamento de amar. Escolha vida.

Marcadores