quinta-feira, 14 de março de 2013

MÁQUINAS DE LAVAR ENCONTRADAS EM MARTE

Máquinas de Lavar Encontradas em Marte

por Jason Lisle, Ph.D. *

Ontem vários jornais e revistas alardearam os recentes registros da NASA que especulou as evidências de que o planeta vermelho já deve ter abrigado vida primitiva.1, 2, 3


Agora, imagine você lendo uma reportagem assim:

"A curiosidade ao redor de Marte mais uma vez empurra adiante a fronteira da ciência. Um robô tem a habilidade de realizar perfurações nas rochas Marcianas e analisar quimicamente o resultado da poeira rochosa. Tal análise revelou recentemente que as rochas Marcianas contêm os componentes químicos: enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono. Qual o significado? Esses são os elementos encontrados nos detergentes para máquinas de lavar roupa e lava-louças. Sim, parece que as condições do passado recente em Marte eram perfeitas para a existência de máquinas operacionais de lavar!"

Separadamente das conclusões do relato acima, a citação dos achados em Marte é verdadeira. A curiosidade humana fez com que esses elementos fossem encontrados em Marte, mas eles são elementos bem comuns no universo. E, também, tais elementos são usados quando qualquer pessoa faz uma "maquinada" de roupa para lavar. Mas poucos cientistas tirariam as conclusões que máquinas de lavar um dia povoaram a superfície.

A razão é simples. É uma falácia supor a existência de uma estrutura complexa baseado na mera existência de seu material cru. Além disso, não há nenhum princípio organizado em Marte ou instruções informativas para que tais elementos básicos pudessem naturalmente ser organizados em algo tão complicado quanto uma máquina de lavar.

Organismos vivos são também compostos de muitos desses mesmos elementos. Assim como uma máquina de lavar, os elementos são organizados de uma maneira intricada e organizada de acordo com a informação em um plano gráfico. Não há nenhum mecanismo, que se saiba, pelo qual tal estrutura possa vir a existir sem um plano gráfico e uma informação criadora.

Então porque vemos artigos nas notícias concluindo que Marte possivelmente já teve a vida tendo por base tais elementos? Se não podemos de forma alguma concluir que já houve máquinas de lavar em Marte, então por que a inferência da existência de algo muito mais complexo e intricado?

Referências bibliográficas

1. Landau, E. NASA: Yes, Mars could have hosted life. CNN. Posted on lightyears.blogs.cnn.com March 12, 2013, accessed March 12, 2013.
2. Klotz, I. Mars had the right stuff for life, scientists find. Reuters via Yahoo!, March 12, 2013.
3. Wall, M. Wow! Ancient Mars Could Have Supported Primitive Life, NASA Says. Space.com. Posted on www.space.com March 12, 2013, accessed March 12, 2013.

* Dr. Lisle é o atual diretor do Instituto para Pesquisa da Criação e recebeu seu Ph.D. em Astrofísica pela Universidade do Colorado.

Artigo publicado no site www.icr.gov em 12 Março de 2013.
 
Traduzido e publicado aqui por Éber Stevão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Marcadores