quinta-feira, 1 de junho de 2023

A IGNORÂNCIA BÍBLICA ACERCA DO MILÊNIO CITADO EM APOCALIPSE 20 - PARTE 14 E ÚLTIMA

A IGNORÂNCIA BÍBLICA ACERCA DOS MIL ANOS EXPRESSADOS PELO APÓSTOLO JOÃO EM APOCALIPSE 20 - Parte 14 E ÚLTIMA 


        A grande maioria dos pastores acredita e assim ensinam aos seus fiéis, que depois da sua Segunda Vinda, Jesus Cristo reinará mil anos na terra. Cito a maioria porque é a visão errônea e mais comum dos crentes, porém não é bíblica. Eles se baseiam de forma isolada neste texto: "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão," Apocalipse 20:2-7

            Em nossos treze estudos anteriores, provamos biblicamente que de acordo com os Evangelhos e as Epístolas escritas pelos discípulos de Jesus Cristo, Ele não reinará na terra por mil anos depois da sua segunda vinda e os motivos estão ressaltados abaixo:

1) Não existe mil anos entre a volta de Cristo Jesus e satanás sendo solto da sua prisão para atormentar a terra.

2) Não existe mil anos entre a ressurreição dos corpos físicos dos fiéis e dos ímpios.

3) Não existe mil anos entre a volta de Cristo Jesus e o julgamento diante do Seu grande trono branco.

4) Não existe mil anos entre as batalhas que são mencionadas no livro do Apocalipse nos capítulos 19 e 20.

5) Não existe mil anos entre a destruição do antiCristo e a destruição de satanás.

6) Não existe mil anos entre a volta de Cristo Jesus e o fim do mundo.

            Os Evangelhos e as Epístolas dos apóstolos nos ensinam que na volta de Cristo Jesus, os justos herdarão o reino eterno de Deus e os ímpios serão condenados à punição eterna após seu julgamento, conforme os seguintes textos bíblicos: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" Mateus 25:34 "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" Mateus 25:41 "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois; Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaque e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus." Lucas 13:24-29 "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação." João 5:28,29

            A terra será destruída conforme estes textos bíblicos: "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas." Mateus 24:29 "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." Mateus 24:35 "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?" 2 Pedro 3:10-12

            Se você não acredita nesses textos bíblicos acima, então lhe pergunto: Quem ficará na terra para Jesus Cristo reinar sobre eles? E como Jesus Cristo reinará na terra por mil anos se ela foi destruída e completamente dissolvida por fogo ardente?  

            Resumindo e concluindo nosso longo estudo de quatorze postagens, creio que muitos fazem grandes, e infundadas, presunções acerca da ordem dos eventos relatados em Apocalipse 20:1-10, que diz assim: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." Apocalipse 20:1-10

            Eles conjecturam, sem base bíblica, em uma estranha sequencia:

A) Satanás será preso quando Jesus Cristo retornar pela segunda vez.

B) Os santos, com seus corpos glorificados, reinarão por mil anos literais em um reino terrestre, após a vinda de Jesus Cristo, reino que será estabelecido por Ele.

C) Depois desse milênio literal em que acreditam, Satanás será então solto mais uma vez para enganar as nações e as juntarem para a batalha final.

        Em outras palavras, essas pessoas acreditam que os eventos citados em Apocalipse 20:1-10 começam com a Segunda Volta de Cristo Jesus e se estendem por mil anos literais até o julgamento do grande trono branco de Jesus Cristo.

      Através do estudo cuidadoso das Escrituras que apresentei nessas quatorze meditações, descobrimos, juntos, as seguintes verdades:

1) Satanás já foi amarrado na primeira vinda de Jesus Cristo, através da sua morte e sua poderosa ressurreição.

2) Aqueles que tiveram parte na primeira ressurreição já são sacerdotes e estão reinando com Cristo, através do Seu reino espiritual aqui na terra. Esse já é o reinado terrestre de que tanto se fala!

3) Por um 'pequeno espaço de tempo', antes da Segunda Vinda de Cristo Jesus, Satanás será solto para enganar as nações e as ajuntar para a batalha contra o Senhor e o Seu povo, aqueles que já morreram, que retornará à terra junto com Ele em grande vitória.

            Em outras palavras, os eventos do Apocalipse 20:1-10 começaram já na primeira vinda de Cristo Jesus à terra e se estenderão até a sua maravilhosa Segunda Vinda quando então iremos viver eternamente com Ele no reino celestial. Amém e amém!

P.S.: Os textos bíblicos acima foram copiados ipsis literis da tradução Almeida Corrigida Fiel, encontrados na versão online. Prefiro sempre citas os textos bíblicos de forma integral, conforme estão na Bíblia, a fim de que o Espírito Santo lhe revele o que está escrito, ao invés de empregá-los como apoio aos meus argumentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Marcadores