Jesus Cristo, um Messias, Duas Vindas
Em Mateus 24:3 está escrito assim: "E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a
ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas
coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" Mateus 24:3
No
livro do profeta Zacarias, há esta profecia: "Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os
habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia. E
acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os
nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra
os profetas e o espírito da impureza. E acontecerá que, quando alguém ainda
profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque
falaste mentira em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o
traspassarão quando profetizar. E acontecerá naquele dia que os profetas se
envergonharão, cada um da sua visão, quando profetizarem; nem mais se vestirão
de manto de pelos, para mentirem. Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da
terra; porque certo homem ensinou-me a guardar o gado desde a minha mocidade. E
se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São
feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. Ó espada, desperta-te
contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos
Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha
mão sobre os pequenos. E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas
partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E
farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a
prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a
ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus." Zacarias 13:1-9
O livro de Atos, capítulo 1, verso 6,
descreve desta forma: "Aqueles, pois, que se haviam
reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a
Israel?" Atos 1:6
Partindo do pressuposto histórico, os
judeus entendiam que através da tribo de Judá, eles sempre teriam um descendente
no trono para reinar. O Messias esperado teria que vir para restaurar o trono
do grande rei Davi. Até mesmo os discípulos de Jesus estavam esperando um
Messias que viria restaurar o reinado do povo judeu. Seria esse Jesus que agora
estava entre eles fazendo milagres, curando, o Messias tão sonhado?
Jesus Cristo começa a expor para os
seus discípulos de que ele tinha vindo para morrer e dar salvação eterna, porém
isso os confundiu.
- Mas, quando ele restaurará o trono
do rei Davi? Quando ele cumprirá as suas promessas a Israel?
- Jesus, tu fizeste tantas coisas, mas
nossa inquietação é saber quando tu restaurarás o reino, é isso o que realmente
nos interessa! Suas curas, seus milagres são excelentes, mas no fundo estamos
preocupados em sermos restaurados em nossa empáfia pessoal, nosso orgulho como
nação soberana que não precisa se rebaixar aos Romanos!
Os judeus não entenderam o conceito de
Um Messias e Duas Vindas. O povo cristão atual ainda não entendeu plenamente
que Jesus Cristo voltará apenas mais uma vez e depois será o fim de tudo.
Até mesmo João Batista não entendeu.
Ele manda seus discípulos perguntar a Jesus se era ele mesmo o Messias ou
deveriam esperar por outro. Veja o relato bíblico em: "E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo:
És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E, quando aqueles homens chegaram junto dele,
disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de
vir, ou esperamos outro? E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e
males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos. Respondendo, então, Jesus,
disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos
vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos
ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho." Lucas 7:19-22
Impressionante o relato acima, pois
até mesmo João Batista, com o espírito de Elias, cheio do Espírito Santo desde
quando no ventre de sua mãe, e parente sanguíneo de Jesus Cristo, pois era
primo, não entendera o conceito de Duas Vindas do Messias!
Até mesmo após a ressurreição de
Cristo, os apóstolos não tinham compreendido. Até Atos capítulo 10, Pedro não
tinha tido a completa revelação de Um Messias e Duas Vindas ou mais especificamente, Uma Vinda e Um Retorno.
Na tradição judaica, há duas figuras a
serem incorporadas por aquele que deve ser o Messias: Messias filho de José e
Messias filho de Davi. Sendo que esse José refere-se ao filho de Jacó e não
José seu pai. Davi, na figura do grande rei Davi. Esse termo 'filho' ou filiação significa ter 'o caráter de'.
Aquele para ser considerado como o
verdadeiro Messias teria que ter o caráter de José, conforme é dele descrito
citado no livro de Gênesis. Para entender melhor, é interessante que se leia Gênesis do capítulo 37 até ao capítulo 50, porém uma pequena parte da sua estória segue
abaixo.
"E Jacó habitou na terra das peregrinações de
seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de
dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem,
andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e
José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a
todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de
várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos
eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos;
por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que
tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do
campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os
vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus
irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre
nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus
irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e
onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos,
repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura
viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus
irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém. Disse,
pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e
enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui. E ele lhe disse: Ora vai, vê
como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o
enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém. E achou-o um homem, porque eis que
andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras? E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me,
peço-te, onde eles apascentam. E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque
ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e
achou-os em Dotã. E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram
contra ele para o matarem. E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma
fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. E ouvindo-o Rúben, livrou-o
das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. Também lhes disse Rúben: Não
derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos
nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai. E aconteceu que, chegando José a seus irmãos,
tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia. E
tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água
nela. Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam,
e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam
especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito. Então Judá disse aos
seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu
sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele;
porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram. Passando, pois, os mercadores midianitas,
tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata,
aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. Voltando, pois, Rúben à cova,
eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes. E voltou a seus
irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei? Então tomaram a túnica de
José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. E enviaram a túnica
de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta
túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho. E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho;
uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado. Então Jacó rasgou as suas
vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias. E
levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem;
recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu
filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai. E os midianitas venderam-no no
Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda." Gênesis 37:1-36
José foi traído por seus irmãos judeus
e entregue nas mãos dos gentios (representados aqui pelos Ismaelitas) que o
compraram após ter sido retirado do poço de sua aflição. Porém Deus tornou
aquela traição e inverteu seu propósito para que todo Israel e as nações do
mundo pudessem ser salvas, preservadas da fome. Da mesma forma Jesus, filho de
José, foi traído pelos seus irmãos judeus e entregue nas mãos dos gentios
(representados aqui pelos Romanos) e Deus, mais uma vez, inverte a situação,
dando a possibilidade que todo Israel e todos os gentios na face da terra sejam
salvos para a vida eterna.
José foi condenado e colocado junto
com dois criminosos, na mesma alcova, mas ele predisse que um deles seria
exaltado e o outro morreria. Da mesma forma Jesus foi condenado e crucificado
entre dois criminosos e na sua aflição profetizou que um deles estaria com ele
no paraíso (viveria) naquele mesmo dia. O outro criminoso certamente morreu em
seus pecados, revelando que Jesus Cristo tem sim poder para perdoar os pecados
e dar vida eternal àqueles que nele creem.
José foi de uma posição de condenação
para um lugar de exaltação, em um único dia e doravante todo joelho teria que
se dobrar diante do poderoso do Egito. Igualmente, Jesus foi de uma posição de
condenado para uma posição de exaltado em um único dia e todo o joelho no Hades
teve que se dobrar diante do Todo Poderoso, cujo nome está cima de todos os
nomes. Ainda, todos os que já viveram sobre a face da terra terão que dobrar
seus joelhos diante do Grande Eu Sou, como nos revela o texto: Porque está escrito: " 'Por mim mesmo jurei', diz o Senhor, 'diante
de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus'."
Romanos 14:11
José
foi traído e vendido por seus irmãos, especificamente Judá foi quem pediu aos
seus irmãos que não o matassem, mas o vendessem, por vinte moedas de prata.
Semelhantemente, Jesus foi traído e vendido por seu irmão judeu Judas, por
trinta moedas de prata.
Os irmãos de José trouxeram as suas
vestes a fim de provar que ele tinha sido morto, devorado por uma fera,
enquanto na verdade ele estava vivo no poço da sua aflição. De forma similar, o
lenço e os lençóis que atavam a Jesus na sua morte foram encontrados por João e
Pedro, provando que Jesus não estava mais lá, mas ele não estava morto e sim
ressuscitara. O texto assim descreve o encontro: "Chegou, pois, Simão
Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, e que o
lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas
enrolado num lugar à parte." João 20:6,7
Após ter sido exaltado entre todos,
José tomou para si uma esposa gentia (Egípcia). Da mesma maneira, após a sua
exaltação Jesus toma para si uma esposa gentia, a sua Igreja, a Esposa de
Cristo.
Os seus irmãos judeus não reconheceram
José na Primeira Vinda/Ida ao Egito para ter com ele, porém o reconheceram na
Segunda Vinda/Ida. Isso se deu na Segunda Vinda/Ida, em um momento de crise
profunda e fome que assolava o mundo de então. E quando os seus irmãos o
reconheceram, viram ainda vivo aquele José que fora por eles traído, choraram
amarga e intensamente. Da mesma forma, Jesus o filho de José, não foi
reconhecido pelos seus próprios irmãos judeus, porém eles o reconhecerão na sua
Segunda Vinda, conforme o que está escrito em Zacarias: "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei
o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e
prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão
amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito." Zacarias 12:10
Lamentarão
como pelo próprio filho, o filho de José.
Até aqui vimos o Messias no seu
caráter de José, do Egito, porém temos ainda o Messias no caráter de Davi,
filho do rei Davi. E para que o Messias seja verdadeiro, ele precisa cumprir
ambos papéis, ambas características.
Esse Messias filho de Davi, restaurará
o Reino na terra e reinará as nações com cetro de ferro, pois "Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro." Apocalipse 2:27
Ele trará a tão almejada paz. "Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com equidade." Salmos 9:8 Você que anseia e clama por justiça na sua causa,
saiba que o termo equidade está acima da justiça e é desta forma que o Messias
governará.
Esse Messias trará uma beleza incorruptível para sua criação, a qual está sendo destruída pela sua criatura.
Porém, onde está esse Messias? Na sua
Primeira Vinda/Aparição ele veio como o filho de José, mas na sua Segunda
Vinda/Aparição ele virá como o filho de Davi.
A era da Igreja e o tempo dos gentios
que se interpõem, separam esses dois aspectos do Messias. Essa separação está
exposta entre a sexagésima nona e septuagésima semanas, segundo profetizado por
Daniel, e texto encontrado no livro desse mesmo profeta no seu capítulo nove.
Mesmo assim os judeus não compreenderam
o que hoje vemos claramente pelas Escrituras. Ainda em seus corações eles
perguntam: - Por que ele não cumpriu todas as profecias do Velho Testamento? Ele
cumpriu várias, mas não todas aquelas que se referiam ao Messias por vir. Seria
ele então, Jesus Cristo, o verdadeiro Messias?
A fim de que Jesus fosse/seja o
Cristo, Yeshua (Jesus) precisa ser o Meshiach (Ungido ou Messias no latim) ou
Yeshua Hamashia. Se Yeshua não é o Messias, Jesus não é e não pode ser o
Cristo. Porém, para Jesus ser o Messias, o Cristo esperado, ele deve
obrigatoriamente cumprir todas as profecias acerca dele mesmo, citadas no Velho
Testamento, sem esquecer de que elas foram confirmadas no Novo Testamento e/ou reveladas no
Apocalipse; uma vez vindo como filho de José, outra vez como filho de Davi,
porém características encerradas em uma mesma pessoa.
O servo sofredor uma vez, conforme
predito em Isaías capítulos 52 e capítulo 53, mas também como o Rei conquistador e
Senhor sobre tudo. Quando tiver tempo leia para compreender como seria o
Messias que fora profetizado.
Assim como José do Egito foi
falsamente acusado, Jesus também foi.
O Messias precisa cumprir ambos os
caracteres. Jesus Cristo de Nazaré é o verdadeiro porque cumpriu parcialmente
as profecias do Velho Testamento que haviam sido dadas ao seu respeito, como era de se esperar, sendo o filho de José.
Aguardamos esse mesmo Jesus Cristo que falou de si mesmo como sendo o Messias, para que surja nas nuvens, agora como o filho de Davi, o Grande Rei!
Jesus Cristo cumpriu integralmente o
caráter de filho de José e é por isso que eu creio que ele é quem diz ser e
aguardo, ansiosamente, a sua Segunda Vinda. Não o vi na sua Primeira Vinda, mas
cri e o verei face-a-face na sua Segunda Vinda, pois "...bem-aventurados
os que não viram e creram." João 20:29b
Ele cumpriu todos as festividades (os
feriados) da primavera do povo judeu na sua Primeira Vinda. Ele cumprirá
integralmente todas as festividades (os feriados) do outono de Israel na sua
Segunda Vinda.
Os judeus não compreenderam, os
discípulos não apreenderam, os apóstolos não captaram, João Batista não alcançou a compreensão. Porém, mais tarde, os apóstolos tiveram a revelação completa.
Não existe lógica ou qualquer motivo
para aguardarmos a Segunda Vinda de Cristo, o Messias, se nós mesmos não
compreendermos quem ele foi e quem ele é. Precisamos entender isso através da revelação que é dada somente pelo Espírito Santo!
No texto que se encontra em Lucas,
Jesus vai à sinagoga. Lá o livro do profeta Isaías foi dado a ele para que
lesse. Foi por respeito ou consideração que deram o livro para ele? Não importa o
motivo, mas sim o que deriva dessa situação. Lucas 4:16 está escrito: "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado,
segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." Lucas 4:16
Então Jesus acha um texto e lê: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os
pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos
cativos, e restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A
anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao
ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." Lucas 4:18-21
Por que todos estavam olhando para ele?
Ele nem mesmo lera todo o capítulo, senta-se e diz que aquela profecia se
cumprira nele, ali mesmo? Estava insano?
Vamos ler no texto original, no livro
de Isaías o que Jesus estava lendo, mas não completara a leitura.
"O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque
o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os
contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão
aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso
Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se
lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de
louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de
justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. E edificarão os
lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e
renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá
estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos
lavradores e os vossos vinhateiros. Porém vós sereis chamados sacerdotes do
Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios,
e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e
em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão
o dobro, e terão perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o
que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua
obra; e farei uma aliança eterna com eles. E a sua posteridade será conhecida
entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os
virem os conhecerão, como descendência bendita do Senhor. Regozijar-me-ei muito
no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de
salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com
turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. Porque,
como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se
semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor para todas as
nações." Isaías 61:1-11
Essa era a leitura daquela semana na sinagoga de Nazaré, cidade onde ele crescera. O texto "boas novas" no grego é escrito como 'evangelion' e 'evangelium' no latim tardio.
Jesus não lera a segunda metade do
capítulo. Ele apenas lera a primeira metade. Obviamente Jesus conhecia o texto
completo, mas parou ali. Curioso, não? Como sabemos que ele não leu todo o texto do Velho Testamento? Porque a Bíblia diz que ele parou de ler e se sentou e daí deriva outra situação sem que haja a possibilidade dele retomar a leitura.
"- Mas como essa profecia se cumpriu no
nosso meio, hoje, se tu nem mesmo leste todo o texto?" Talvez essa fosse a dúvida para aqueles mais inquisitivos.
É importante entender que a vingança
de Deus é um dos propósitos da sua Segunda Vinda, porém não era na sua Primeira
Vinda. Ele cumpriu metade do capítulo na sua Primeira Vinda e o restante ainda
necessita ser cumprido pelo Messias.
Em Zacarias, no capítulo 12 diz
assim: "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de
Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a
quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito;
e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito." Zacarias 12:10 Vamos agora até o texto de João e ver o
que lá está escrito: "E
outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram." João 19:37
No texto de João, o apóstolo cita
apenas metade do verso. Apenas Maria, João e alguns poucos estavam chorando por
Jesus. A maioria observando calada e os soldados Romanos tendo o seu dia de
escárnio e glória.
Por qual motivo João não citou o verso
inteiro? Pela mesma razão já explicada várias vezes acima. A segunda parte do
verso ainda não precisava acontecer.
No primeiro capítulo do livro de Apocalipse está escrito: "Eis que vem com as nuvens, e todo
o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se
lamentarão sobre ele. Sim. Amém." Apocalipse 1:7 O Messias cumprirá o restante do verso citado por
João somente na sua Segunda Vinda.
No livro do profeta Joel lemos: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e
vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os
vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas
naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na
terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a
lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser
que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e
em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os
sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar." Joel 2:28-32 Estes versos foram citados pelo apóstolo Pedro no
dia de Pentecoste em Atos da seguinte forma: "E nos últimos dias
acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os
vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e
os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os
meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer
prodígios em cima, no céu; e sinais em baixo na terra, sangue, fogo e vapor de
fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o
grande e glorioso dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o
nome do Senhor será salvo." Atos 2:16-21
Em ambos os textos, apesar de pequenos
diferentes detalhes, podemos entender que nesse dia do Pentecoste a segunda
parte do texto em hipótese alguma se cumpriu. Esses aspectos celestiais
descritos não aconteceram, portanto ainda precisam ser cumpridos no grande e
glorioso dia que é a Segunda Volta de Cristo Jesus. Esses sinais nos astros são
citados no livro do Apocalipse que acontecerão na vinda do Messias.
Um Messias, Duas Vindas; Um Messias, dois caracteres filiais nas figuras de José do Egito e do rei Davi. Uma parte das Escrituras foi cumprida na Primeira Vinda, outra parte será cumprida na Segunda Vinda, no dia final. Portanto, não existe um arrebatamento secreto, sem o cumprimento de todas essas segundas partes proféticas. Até mesmo não será na calada da noite, escondido, pois as Escrituras revelam que "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá." Apocalipse 1:7
"TODO OLHO O VERÁ". No grego, no latim e no hebraico 'todo' significa 'todo'. Mas você pode distorcer o texto como bem entender, porém pagará o preço por isso como afirmou João no mesmo livro no capítulo 22: "...se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro." Apocalipse 22:18b
No Evangelho de Mateus capítulo 10, quando Jesus envia os discípulos aos pares, nos versos 7 e 8 lê-se: "E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." Mateus 10:7,8 No verso 16 está escrito da seguinte forma: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas." Mateus 10:16 Esse verso contém uma ordem, uma diretriz de Cristo. Os seus seguidores não são chamados para serem ignorantes e incapazes.
Já nos versos seguintes, lemos assim:
"Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão
aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e sereis até conduzidos à
presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de
testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado
como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o
que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso
Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e
os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis
por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi
para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as
cidades de Israel sem que venha o Filho do homem." Mateus 10:17-23 Quando aconteceu isso tudo que Jesus cita do
verso 17 até 23? Quando os apóstolos foram colocados diante de reis,
governadores? Sim, uma pequena parcela de fatos aconteceram, tais como expulsar demônios, curar
doentes, porém todo o contexto dessa porção do capítulo 10 de Mateus não aconteceu com
eles.
Agora, quando lemos o sermão da
Montanha, em Mateus 24, Jesus disse que isso tudo aconteceria no final dos
tempos antes da sua Segunda Volta.
Assim sendo, essa passagem bíblica
fala de duas épocas completamente diferentes. Em Isaías 61 são duas ocasiões
distintas, em Zacarias 12:10 são dois momentos diversos, em Joel 2, dois
períodos díspares.
Precisamos entender claramente que
Jesus cumpriu as profecias do Velho Testamento concernente a Israel, porém o
seu Reino eterno ainda está por vir e ser cumprido.
Jesus Cristo, o verdadeiro Messias,
cumprirá as profecias do Velho Testamento no que tange à Israel e concernente
ao estabelecimento do seu Reino eternal que ele não completou na sua Primeira
Vinda. Ele ainda necessita cumprir esta parte e isso acontecerá. Se não existir o
Milênio que significa o reino eterno, aquele Jesus não é o Cristo, e acabamos por acreditar em um falso
Messias. Sem o reino eterno, Ele não é o Meshiach. O Cristo pelo qual esperamos, já cumpriu as
características do Filho de José na sua Primeira Vinda e cumprirá aquelas
concernentes ao Filho de Davi, o Grande e Eterno Rei. Festividades da
Primavera, festividades do Outono; um Messias, duas Vindas.
Só uma pessoa cumpriu as
características do filho de José até hoje e esta pessoa foi Jesus Cristo de
Nazaré! E é através do livro de Apocalipse que a Igreja Apostólica passa a
compreender que esse é o verdadeiro Messias.
Que maravilhoso podermos compreender
que aquele servo sofredor será o nosso Messias, Rei sempiterno, com quem
estaremos por toda a eternidade, cujo conceito do sempre, do eterno, realmente
não podemos divisar. Como perguntou meu pequeno filho Mathias: "- Mas pai, como é assim algo ser para sempre? Por toda vida?" Querido filho, isso mesmo, não conseguimos se quer explicar o eterno dentro do para sempre.
Os discípulos entenderam verdades
básicas, mas confundiram coisas básicas. O verdadeiro Messias é também aquele que se revela nas verdades básicas e
explica a coisa em si; quem ele é na sua Primeira Vinda e quem ele será na sua
Segunda Vinda.
Muitos cristãos entendem coisas básicas acerca da Segunda Vinda de Cristo Jesus, porém fazem confusões nessas verdades. Esse mesmo Messias está hoje se revelando a você e esclarecendo quem Ele é, aceite-O, por fé, crendo que sob sua égide você viverá para todo o sempre; 'eternamente no sempre'. Amém e amém
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