domingo, 13 de junho de 2021

NÃO MISTURE ROUPA DE LÃ COM AS DE LINHO

"Não use roupas de lã e de linho misturados no mesmo tecido." (Deuteronômio 22:11)

Ao que nos parece o Deus que se revela no Velho Testamento tem um sério problema com misturas. Vemos isso em vários aspectos quando lemos toda a Bíblia. Sem dúvida, tudo o que foi escrito no Velho Testamento serve como guia e direcionamento para nos revelar a Jesus Cristo, o Salvador.

Neste ano de 2021, em algumas revistas de moda e arte, comenta-se que o linho está voltando às tendências, simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade. Ao natural, ao vegetal, pode ser, mas à espiritualidade? Quanto hebetismo, pois a Palavra de Deus nos diz totalmente o contrário!

O algodão representava um material a ser obtido diretamente da criação de Deus, da ovelha, do cordeiro, da provisão divina para o ser humano. Já o linho, da arte humana de criar uma vestimenta feita a partir das fibras da planta de linho. 

Interessante notarmos que quando Adão e Eva pecaram, tiveram que cobrir seus corpos com folhas de uma árvore frutífera: "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.Gênesis 3:7

O ser humano com sua capacidade, conseguiu criar a partir do linho roupas com uma durabilidade extrema, porém não eterna. Essa durabilidade é revelada nas tumbas dos faraós até mesmo depois de milhares de anos. 

Mas o que o linho ou o se vestir de linho estampava?

Esse tecido era sinal de posição e prestígio, pois o faraó do Egito quis honrar José vestindo-o de uma roupa feita a partir do vegetal. Em Gênesis 41:42 lê-se: "E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço."

Isso mesmo, a justiça e honra humanas são galardoadas com linho, um presente que tem sua origem lá no jardim do Éden! Um galardão duradouro, porém corruptível, em todos os sentidos. Os homens preferem esconder seus pecados com uma solução humana, com religiosidade, espiritualidade, tentando de alguma forma alcançar redenção, salvação. Ledo engano! 

Já a justiça de Deus nos veste com outra vestimenta, perene, a do cordeiro, aquela proporcionada por Jesus Cristo, através do seu sangue que nos garante vida eternal. Só o que Deus oferece pode nos salvar da condenação eterna, não honrarias, medalhas ou reconhecimento de outros.

O linho foi utilizado para adorno de casas. Até mesmo artífices do povo Israelita produziam o linho fino retorcido que fora empregado na decoração do tabernáculo, segundo Êxodo 26:1, 31, 36; 35:35.

Alguém pode dizer que Jesus após ter morrido, teve seu corpo enrolado em puro linho fino por José, um homem rico de Arimatéia, conforme nos foi relatado em Mateus 27:57-59, simbolizando que até mesmo Jesus Cristo na sua morte foi vestido com o linho. 

É verdade, os homens quiseram honrar a Jesus Cristo após a sua morte, cingindo-o com linho fino, porém agora esse reconhecimento não mais importava, pois o Messias havia entregue sua vida por amor dos homens; estava morto. Um corpo sem vida, tão somente, estava enrolado em linho aromatizado. 

Mas não se engane, Jesus Cristo ressurgiu no terceiro dia e aquele mesmo linho foi encontrado na sua tumba, revelando que esse ato de justiça humana para um homem que se dizia ser Deus e que havia se tornado homem, não tinha qualquer valor. Esse homem-Deus, revelou-se ser o próprio Deus e se vestiu com uma nova vestimenta não feita por mãos humanas!

O discípulo João contemplou o seu Mestre na sua glória, só que agora, Ele se revelara "no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro." Apocalipse 1:13

Não misture a justiça humana com a justiça de Deus que foi revelada em Jesus Cristo. Não misture as coisas temporais desta vida, apesar de parecerem duradouras, com aquilo que é eterno. Não misture ganhar o prestígio passageiro, que até podemos receber, e perder a vida eternal. 

Fé naquilo que Deus fez nos garante a eternidade com Jesus Cristo e não fé nas coisas terrenas. Ainda há tempo e o tempo chama-se hoje.

terça-feira, 8 de junho de 2021

ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA - ROMANOS 12:12

 ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA - Romanos 12:12

Professora: Maria José de Lima Stevão

Ultimamente, a esperança tem soado muito doce ao meu coração.

O som é para o ouvido e a doçura é para o paladar, por isso a expressão é uma figura de linguagem, em que as sensações distintas, os sentidos, se cruzam. Chama-se sinestesia, e, para mim, é uma das mais lindas!

Mas como falar de alegria e esperança, num tempo em que o mundo inteiro está sofrendo, gemendo, e há medo e desesperança por toda a parte? 

A Bíblia fala de esperança mais de cinquenta vezes no Velho Testamento e outras tantas no Novo Testamento. Há um equilíbrio no número de citações.

A primeira vez que encontramos esperança na Bíblia é no livro de Rute, cap.1 verso 12. Noemi está conversando com suas noras, Orfa e Rute, após a morte de seu marido Elimeleque, e de seus dois filhos: Malom e Quiliom. As três viúvas estavam caminhando, certamente cheias de tristeza, para voltarem para a terra de Judá. Noemi e a família foram forasteiros nos campos de Moabe, por causa da fome na terra, onde os filhos se casaram. Então Noemi diz o seguinte para as noras: "Voltai cada uma à casa de sua mãe. Voltai, filhas minhas, porque ainda que eu tivesse esperança de casar novamente, e de ter filhos, vocês esperariam por eles até que viessem a ser grandes?" As duas choraram muito e disseram que não voltariam, mas Orfa voltou. Noemi  não sabia o que ia acontecer, mas todos conhecem a história de Rute, que não quis se separar da sogra e foi com ela até Belém, chegando lá quando a colheita da cevada estava começando. Noemi não tinha esperança, porque limitou a ação de Deus à sua própria vida, mas Deus tinha planos com Rute, que acaba se casando com Boaz, um homem muito importante, da família do marido de Noemi. Então teve um filho que recebeu o nome de Obede, que vai ser o pai de Jessé, e este o pai de Davi.  Jesus foi chamado de filho de Davi, por ser a raiz e a geração de Davi. Ele mesmo confirmou isso em Apocalipse 22:16.

Em Zacarias cap.9, versos 11 e 12, é a última vez que é citada a esperança no Velho Testamento. O profeta fala de um rei que vem de Sião e que os que têm esperança devem voltar para a fortaleza. Deus manda uma mensagem para os moradores de Jerusalém, dizendo, no verso 9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião,  eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." No verso 11 está assim escrito: "Por causa do sangue da tua aliança, libertei os teus presos da cova. Ou seja, eu fiz uma aliança com vocês que foi selada com sangue." No verso 12 Deus diz: "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança. Voltem todos os que ainda têm esperança."

Essas histórias de esperança, e todas as outras, convergem para Jesus.

O Salmista Davi, falando sobre a vaidade e brevidade da vida, pergunta: "Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti." Salmos 39:7

No Novo Testamento, a primeira citação de esperança é quando o escritor do Livro de Atos dos Apóstolos, cap.2 verso 26, menciona o que Davi profetizou a respeito de Jesus: "E ainda a minha carne há de repousar em esperança."

Em Romanos 5:2 está escrito: "Pelo qual (o Senhor Jesus Cristo) também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."

O verso 5 do cap. 5 de Romanos diz que a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado, e, em 1 Co.13:13, que a esperança permanece junto com a Fé e o Amor.

Em Hebreus 6:18, o único texto bíblico em que a âncora é usada como figura, diz: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, retenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu."

A última vez que a Bíblia menciona a esperança é em I João 3:3: "E qualquer que nele tem esta esperança, a de vê-lo como ele é, purifica-se a si mesmo.

Então, alegremo-nos na esperança! A esperança de que vamos nos encontrar com Jesus. Não há nada nesta vida que nos traga maior força do que a alegria do Senhor, como experimentou Neemias. Ne. 8:10.

Jesus usou a Palavra de Deus em Isaías 61: 3, para trazer alegria e esperança a Israel: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado.

As últimas palavras de Jesus aos seus discípulos, e a todos nós, foram: "A vossa tristeza se converterá em alegria." João 16:20.

terça-feira, 1 de junho de 2021

WHAT HAPPENS WHEN SOMEONE HAS NO CLUE, WHATSOEVER, WHO GOD IS!!!!!

Is it to difficult to talk about God in public Vladimir Vladimirovitch Putin

Well, let me tell you in public what God says to you:

"Whoever acknowledges me before others, I will also acknowledge before my Father in heaven. But whoever disowns me before others, I will disown before my Father in heaven." Matthew 10:32-33

Do not get this wrong, Jesus Christ is God! There will be no excuses before Him, even if you were the leader of this falling world!



Marcadores