quinta-feira, 7 de junho de 2012

LETRA DA MÚSICA O SONHO DE JOSÉ

Esta semana eu estava saindo mais cedo para o consultório e ouvi a música do Mattos Nascimento no rádio chamada O Sonho de José. Após ouvi-la por inteiro, senti saudade da minha tenra adolescência onde canta-se hinos da Harpa Cristã, do Cantor Cristão que continham letras profundas, bíblicas, que não frustravam, mas que davam sentido à fé cristã. Hinos como esse no seu refrão:
Dourada aurora Jesus virá
Dourada aurora glória será
As duras lutas passadas já
Com grande glória Jesus virá
Vamos parar e analisar, racionalmente, a letra abaixo negritada por mim para destacar alguns trechos:
Como José teve um sonho e contou,
Você pode sonhar e Deus vai cumprir,
Mesmo em prisão ele não desistiu,
Esperou a promessa e Deus a porta abriu...
Deus vai fazer o que você sonhar,
Pois, os sonhos de Deus ninguém pode frustrar,
O sol e a lua vão te obedecer,
Toda autoridade estará com você...
Deus vai realizar os teus sonhos,
Mesmo em tempo de seca,
Muita chuva terá
...
Você agora está no deserto,
Mas, eu sei que está perto,
Da tua benção chegar...
A vontade de Deus,
Ninguém pode frustrar,
Nossos sonhos vai realizar...
Não desista jamais,
Faça como José,
Que esperou Deus agir e vencer...
Através da fé!
Vamos aos destaques:
1) Você pode sonhar e Deus vai cumprir. De qual sonho Mattos Nascimento está falando aqui? Creio que seja impossível que ele esteja se referindo ao deitar-se e sonhar durante o sono REM (Rapid Eyes Movement). À guisa de curiosidade, quando se sonha sobre algo é comum que o sonho não seja sobre esse algo. Os sonhos nos falam em uma linguagem figurativa. A mente consciente tenta comparar o sonho com outra situação semelhante. O sonho parece ser como uma analogia similar a esta: Os elefantes são fortes como as águas de uma represa. Em um sonho você nunca compara algo com esse mesmo algo. Portanto seja qual for o símbolo sonhado é pouco provável que o real propósito do sonho seja o símbolo per se. Agora, se a letra se refere ao sonhar na forma de "querer", "desejar", "almejar", "buscar" algo, gostaria de perguntar onde está na Bíblia o ensinamento que Deus tem o compromisso de cumprir meus sonhos? Hunnn, que heresia hein!
2) Deus vai fazer o que você sonhar, Deus vai realizar seus sonhos e Nossos sonhos vai realizar. Novamente a mesma pergunta acima me vem naturalmente à mente, mas também surge outra: Quem, em sã consciência, pregaria algo assim no púlpito, achando que é um tema Bíblico? Pare e pense. Uma segunda afirmação sem propósito; uma heresia barata.
3) Sonhos de Deus. Para mim, dizer que Deus sonha é uma blasfêmia. Só sonha quem dorme ou sonha-se acordado. Os homens precisam dormir e descansar e para isso Deus a noite criou. Agora, Deus não dorme, pois em Isaias está assim escrito: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga?" (Isaías 40:28). Não poderia eu deixar de colocar o restante desse maravilhos texto bíblico que nos conforta, em contraposição à letra acima que só irrita: "É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40:29-31 Se Deus não se cansa, ele não precisa se sentar ou se deitar para descansar ou tirar um cochilo Jesus mesmo disse: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também.” (João 5:17). Agora, aquele que sonha acordado faz uma projeção daquilo que ele espera que um dia venha a acontecer. Deus não espera que o mundo se encaminhe da forma que Ele almeja, simplesmente o mundo segue as ordens dEle e tudo irá para o fim que Ele mesmo determinou e ponto final. Aí já temos a terceira heresia alegremente cantada pela comunidade evangélica; que bonito! Aí, a terceira heresia.
4) O sol e a lua vão te obedecer. Em que sentido o sol e a lua irão me obedecer? Literal? Jóia, saia para fora da sua casa agora e dê um grito ao sol para parar, resfriar-se em 20 graus e para a lua que ela apareça ao mesmo tempo junto com o sol, já que você acabou de baixar a temperatura local. Não, o sentido é figurativo Éber, não seja tão radical assim. Ótimo, sem radicalismos. Então pergunto eu novamente: Quem é mesmo o sol e a lua? Um evangelho desses cantado só para loucos!!!
5) Toda autoridade estará com você. Que eu saiba toda a autoridade está com Jesus Cristo, o Filho de Deus, pois o próprio Pai lhe deu toda essa autoridade. "E chegando-se Jesus, disse: É me dado todo o poder no céu e na Terra, portanto ide." Mateus 28:18 Poder significa autoridade. Há autoridade e poder no nome e no sangue do Cristo que foi derramado na cruz do calvário e é imaculado para nos purificar de toda a injustiça. Somos lavados, santificados, perdoados, dirigidos e justificados nesse maravilhoso NOME, conforme I Coríntios 6:11 "E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus." Portanto, essa heresia parece-me a pior de todas!
6) Mesmo em tempo de seca, muita chuva terá. Até mesmo para explicar esse trecho biblicamente é impossível quanto mais metereologicamente falando. Seca é seca, chuva é chuva. Os dois não acontecem ao mesmo tempo por muito tempo. Se tem muita chuva, não é época de seca. Só ir para o sertão Nordestino e é possível captar essa noção perfeitamente.
Infelizmente, essa letra parece boa, mas é uma ilusão e não serve para o fim que se destina.
Que época para se viver!!! Que evangelho estranho esse!!!
Escrito e publicado aqui por Éber Stevão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Marcadores