sexta-feira, 18 de maio de 2012

O NOME DO PAI (DEUS), O NOME DO FILHO (JESUS)

O irmão Orlando Dias de Oliveira me sugeriu um tema muito interessante para que eu escrevesse algo no blog. O tema é: o nome do Pai e nome do Filho.

WHAT IS THE FATHER'S NAME?O NOME DO PAI (Deus), O NOME DO FILHO (Jesus)?
When a child is born in this world one of the fist things we do is give this new life a name.

Na Bíblia encontramos várias referências a Deus. Seria o Pai ou o Filho? A palavra hebraica Elohim, na sua forme abreviada “El” quer dizer Deus. Lendo a Palavra de Deus encontramos muitos nomes com "El" fazendo parte do nome de alguma pessoa. Por exemplo, Ismael que significa “Deus vai ouvir”; Daniel que quer dizer “Deus é meu juiz”; Ezequiel que se traduz "Deus me fortalece” e Emanuel, o nome de Jesus Cristo que quer dizer “Deus conosco”.

Para os Hebreus, o nome de uma pessoa sempre vinha agregado a um significado. Porém, como definiremos o nome de Deus? Mas quem é Deus. Como deveremos chamar aquele que criou todas as coisas e que estabeleceu os confins da terra? O grande sábio falando de Deus disse assim: “Qual é o seu nome e qual é o nome de seu filho, se tu podes dizer?” (Provérbios 30:4c).

Alguns chamam a Deus de Jeová, Jah, Yahweh, Senhor, o grande espírito dos céus e outros dizem que Deus só pode ser conhecido quando ele quer se revelar. Sendo assim, se alguma coisa ou alguém pode dizer exatamente quem é Deus, a Bíblia, a Palavra viva de Deus, é essa coisa e pessoa.

Em João 17:25-26 Jesus declarou: “Ó, Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” Portanto, Jesus chama o próprio Pai de justo, que pode ser um atributo de Deus, mas pode ser o próprio nome dele, Deus o único Justo Juiz.

Another important name to address is Jehovah (or Yahweh).Outro nome de Deus é Jeová (ou Javé). EmExodus 6:2-3 mentions god's name Êxodo 6:2-3 está escrito que o nome de Deus quer dizer Senhor. Veja o que está escrito: as Jehova“E Deus prosseguiu, falando a Moisés dizendo-lhe: Eu sou Jeová. E eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-poderoso, mas com respeito ao meu nome Jeová não me dei a conhecer a eles". Interessante é notar que o próprio Deus diz ter aparecido a Abraão, Isaac e Jacó através do nome de Deus Todo-Poderoso (El Shadday, em hebraico), porém pelo seu nome Jeová, ele não era conhecido por eles. 

Os caracteres hebraicos traduzidos como Jeová são os mesmos encontrados em Êxodo 3:15 para “O Senhor”. Mas surge uma pergunta: Senhor não é a atribuição (nome) dada somente a Jesus? Como pode ser esse o nome de Jesus antes mesmo que o Pai desse o nome de Jesus a ele? Isaías 12:2 diz: Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação.” (Leia João 4:42 e Filipenses 3:20). Uma vez que a Palavra de Deus não pode contradizer a si mesma, Jesus Cristo e Jeová são a mesma pessoa. No Antigo Testamento ele é chamado de Jeová e no Novo, de Jesus.

Então, de acordo com a Bíblia, Jesus é o nome do próprio Pai, pois Jesus disse em João 5:43 “Eu vim em nome de meu Pai e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, o recebereis.” Portanto, Jesus é o nome do Pai! De fato, enquanto orava ao Pai, em João 17:6, Jesus afirmou: “Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do mundo.”
Jesus é o Deus que instruiu Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, e todos os profetas. Em relação a Moisés e aos filhos de Israel no deserto, a Bíblia diz assim: “e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” (1 Coríntios 10:1-4) Jesus mesmo disse: “Jerusalém, Jerusalém, tu que matas os profetas e apedrejas os que enviei a ti, quantas vezes quis eu não reunir os teus filhos, até mesmo como uma galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37) Em João1:18 está escrito: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” Então, se ninguém viu o Pai em momento algum, isso significa que Moisés e os anciãos de Israel viram Jesus (Jeová) em Êxodo 24:9-11. Jesus também afirmou que antes que Abraão nascesse, em algum momento em 1800 a.C., Jesus já estava lá. (Ler João 8:58) Isto é o que Jesus disse a um grupo de judeus acerca do seu dia: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia. e viu-o, e alegrou. Então, disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Jesus disse: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse eu sou. Então pegaram em pedras paracast at him, but Jesus hid himself. lhe atirarem, mas Jesus escondeu-se.” (João 8:56-59) Estes exemplos mostram claramente Jesus existiu muito antes de seu nascimento através de Maria.
O nome Senhor, no que se refere a Jeová, em Êxodo 3:13-15, Moisés pediu a Deus que ele deveria dizer aos filhos de Israel quando eles perguntassem qual era o nome do Deus de seus pais. Deus respondeu: "EU SOU O QUE EU SOU." Esta citação é traduzida a partir das palavras hebraicas EHEYE ASHER EHEYE. Asher é um pronome relativo à palavra “quem”. Eheye é uma conjunção da primeira pessoa do verbo hebraico “Hayah”, que significa “ser, existir, tornar-se”. Assim, temos uma presença - aquele que existe eternamente, aquele que é Deus, disse a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel, o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.”

Na maioria dos casos no Velho Testamento, o nome do Senhor foi traduzido da palavra hebraica Adonay (ou Ashonai) que significa “Soberano Senhor”. Com medo de pronunciarem o nome de Deus, surgiu o costume entre os judeus substituindo o nome de Deus por Adonay quando se falava dele. A palavra real “O Senhor” corresponde aos caracteres hebraicos yod, he, waw, que são equivalentes ao YHWH. Essas letras são conhecidas como o Tetragrama. A maioria dos estudiosos concorda com uma das duas pronúncias originais do tetragrama YAHWEH ou Yahowah (ou YEHOWAH). Para a língua Portuguesa e Inglesa, quando substitui-se o Y e o W da palavra Yehowah por J e V, obtemos o nome de Jeová, que é usado em nas traduções da Bíblia da fala Portuguesa e Inglesa.

Agora que sabemos o significado de Yahweh (Jeová), algumas pessoas (como os da seita Testemunhas de Jeová) insistem que devemos clamar unicamente para o Senhor Jeová. Mas mesmo esse Senhor (Jeová) tomou sobre si a semente de Abraão e recebeu o nome de Jesus. Veja Mateus 6:9: “Depois dessa maneira, portanto, orai: Nosso Pai que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” Além disso, em João 17:11 Jesus declarou assim: “Guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” Mesmo em Apocalipse 14:1 João diz: “E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo o nome de seu Pai escrito nas suas testas.”, porém esse nome será o de Jesus, porque ele veio em nome do Pai. Leia João 5:43.

Talvez alguns ainda não estejam completamente convencidos de que Javé (Jeová) é o nome do Filho e não do Pai. Em Salmos 118:14, 21-22, podemos ler “O Senhor é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Eu te louvarei, porque tu ouviste-me, e te tornaste a minha salvação. A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra principal da esquina.” A pedra que se tornou a cabeça da esquina é Jesus Cristo! “E não há salvação em nenhum outro “porque não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” Esse nome é Jesus. (Atos 4:10-12)

Jesus é o único nome dado para a salvação. Por quê? Porque Jesus é o nome do Pai: "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e coisas da terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai!” (Filipenses 2:9-11)

Quem é Jesus senão o próprio Deus e quem é Deus senão Jesus? E quem é o Espírito Santo senão o Espírito de Cristo Jesus? Que o próprio Espírito Deus revele para você quem é o Pai (seu nome) e quem é o Filho (seu nome). Eis o mistério da Trindade de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Marcadores