segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ORAÇÃO INTERCESSÓRIA, ISSO EXISTE?

Há algum tempo atrás, convivi durante aproximadamente 4 semanas com a liderança (pastores) de uma das maiores comunidades evangélicas de Curitiba, que tem crescido impressionantemente nos poucos últimos anos. Esse curto período foi o suficiente para que eu constatasse neles um comportamento arrogante, sendo taxativos em relação às outras igrejas, afirmando abertamente que eram a única igreja sem pastores frustrados em seus ministérios. Com um estilo legalista de ensino autoritário, passam aos que estão ao seu redor, muita intimidação, sendo que a autoridade deles nunca pode ser contestada. Estabelecem condições para que suas ovelhas recebam a aceitação de Deus através deles, além de governarem de forma "você faz o que eu mando e não faz o que não mando, do contrário está 'fora'".

Creio que os evangélicos estão cansados desse tipo de igreja/comunidade e liderança. Precisamos de pastores/líderes que transmitam a Graça de Deus, pura como ela está posta na Palavra. No mundo em que estamos vivendo, ninguém mais aguenta religiosidade.

Nessa convivência, lá pelas tantas, ouvi um dos pastores dizer abertamente no meio de vários pastores de outras igrejas aliançadas: "Eu interceder por alguma pessoa? De forma alguma. Ninguém deve intercer por ninguém, pois não se pode ficar entre Deus e uma pessoa. Jesus é o intercessor". Não foi citado por ele, mas creio que tinha em mente o texto de Hebreus 7:25 que fala sobre o sacerdócio eterno de Jesus Cristo que intercede diante de Deus. De qualquer forma, aquilo me soou totalmente esquisito.

Primeiro, vamos analisar etmologicamente os 2 versículos. Em 1 Timóteo 2:1 a palavra empregada para o substantivo feminino intercessão (ato de interceder) é έντευξις ou enteuxis que significa suplicar, orar suplicando. Já no texto de Hebreus 7:25, o verbo interceder é έντυγχάνω ou entugchanō que significa lidar a favor, agir em prol de alguém. São duas coisas completamente diferentes. Portanto, não dá para se enganar.

Examinemos agora, a afirmação do pastor sob o que escreveu Gregory R. Frizzell no seu livro "How to Develop a Powerful Prayer Life" (Como desenvolver uma vida poderosa de oração), 1999, baseado na Bíblia:

"Quarto tipo de oração: intercessão
É o tipo de oração na qual nós enfocamos as necessidades dos outros.
Interceder por alguém é estar na brecha como Ezequiel 22:30 menciona "Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum". A passagem de Ezequiel descreve a intercessão por uma nação inteira na sua rebelião contra Deus. A intercessão é também o tipo de oração feita em favor de um crente relapso ou afastado e pela salvação de perdidos.
No entanto, a intercessão não é só usada em favor das pessoas afastadas ou perdidas, é também importante interceder por aqueles que estão no serviço do Senhor, como por exemplo: evangelistas, missionários, pastores e professores. Orar por aqueles com necessidades físicas representa um outro tipo de intercessão. A intercessão é um tipo de oração muito abrangente, que cobre qualquer coisa, desde orar pela salvação de um perido até rogar as bênçãos de Deus sobre um grande evangelista ou pastor. Deus ordenou que intercedêssemos em favor dos perdidos, pois essa é a maneira fundamental pela qual Ele trabalha para salvá-los e encher de poder a igreja.
É importante notar que Deus chamou todos os crentes para interceder. Embora alguns sejam chamados de uma forma especial, nenhum crente poder dizer que a intercessão 'não é a sua praia'. Todos os crentes tem que praticar pelo menos os níveis básicos de intercessão de forma regular (1 Timóteo 2:1-2).
Infelizmente, a intercessão é pouco praticada porque requer que o enfoque esteja fora do nosso círculo imediato, mas ela é o tipo de oração mais crucial para alcançar os perdidos e renovar a igreja. Uma vida de oração biblicamente balanceada deve incluir a intercessão consistente por todas as questões do grande Reino.
Textos para referência: 1 Samuel 12:23; Ezequiel 22:30 e 1 Timóteo 2:1."

"E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito." (1 Samuel 12:23)

"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei." (Ezequiel 22:30)

"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador." (1 Timóteo 2:1-3)

Agora você avalie o que foi dito por aquele pastor e pelo que leu. Quem tem a postura que nos lembra a Graça?

Creio que eu e você, blogueiro, podemos INTERCEDER pelos pastores daquela comunidade, para que Deus tenha misericórdia.

É isso aí.
Escrito e publicado aqui por Éber Stevão

É A GRAÇA E NADA MAIS!

“Os terrores da Lei e de Deus nada tem a ver comigo; a obediência de meu Salvador pelo sangue oculta todas as minhas transgressões de vista.” Augustus Toplady - Rock of Ages, (1776)

“E quando a graça é a nossa única reinvidicação, quem recebe a glória? Aquele que foi para a Cruz.
Agora a grande pergunta: Você consegue entender porque os que matam a graça atacam essa grande verdade? Claro que sim! Ela anula a religião do tipo faça-você-mesmo-e-receba-a-glória. Como fizeram nos dias de Lutero, eles aparecem em cada geração com argumentos convincentes, dizendo: ‘Você precisa esforçar-se muito’. Ou, ‘você precisa deixar de lado isso e aquilo’. Ou, ‘Você precisa começar a fazer isso e aquilo’. Ou, ‘Você precisa provar a sinceridade da sua fé”. Ou, ‘Antes de Deus poder fazer isso na sua vida, você deve mostrar-se merecedor, fazendo isso e isso’. Esqueça! Deus, na Sua graça, lhe oferece o dom gratuito do perdão. Tudo o que tem de fazer é aceitá-lo. Uma vez que o aceite, receberá o poder de retirar, colocar, tirar, desistir, começar – qualquer deles. Mas não confunda a idéia de salvação. Ela é estritamente na base do dom grautito de Deus. Apesar de tudo que possa ouvir em contrário, a ênfase não está no que podemos fazer para Deus, mas no que Deus fez por nós.” Charles Swindoll – Despertar da Graça (1994)

Para as igrejas/comunidades evangélicas que pregam regras e esforços humanos, usos e costumes, etc., para agradar a Deus, quero DIZER uma coisa: só existe uma senha para entrar no céu: GRAÇA.

Publicado aqui por Éber Stevão

A NOVA HERESIA DO “EMPRÉSTIMO DA FÉ” – PARTE II

Todos estão presenciando no Brasil, o surgir de uma nova igreja evangélica que está trazendo a “onda” do “emprestar a fé”. Mais uma heresia dos “crentes”! A coisa funciona assim, quando a pessoa vai nessa igreja, mas não tem fé, os pastores emprestam a fé que eles possuem, a fim de que essa pessoa possa alcançar o que necessita. Depois de obtida a bênção, a graça, ela, a fé, deve ser devolvida ao seu dono, nesse caso, o pastor dessa igreja “poderosa”.

Assistindo a um dos programas de televisão dessa denominação, que tem uma das sedes regionais aqui em Curitiba, naquele “culto” (sei lá como chamar a reunião), uma senhora deu o seu testemunho. Ela contou o que lhe acontecera e o que tinha alcançado usando emprestada a fé do pastor. Naquele momento, ela estava devolvendo-a para o pastor, seu dono original. Ela, então, pega na mão do pastor, dizendo que agora já podia devolver a fé dele, pois o milagre que esperava lhe havia acontecido. E ainda disse: “pronto pastor, pode pegar sua fé de volta”.

Quanta bobagem e heresia. Examinando as Escrituras sobre a fé, não encontrei, se quer, vestígio de algo similar, tanto no Velho quanto no Novo Testamento.

Veja o que Romanos 10:17 diz “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.”

Perceba que essa nova heresia que está tomando monta no meio evangélico, pelo menos no meio dos membros dessa igreja que se denominam evangélicos, é completamente diferente do que foi expresso pelo autor do livro aos Hebreus: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.” (Hebreus 4:2)

Gosto de me perguntar: até onde os pastores evangélicos irão e o quanto de heresias, falácias, mentiras precisarão inventar para fazer prosélitos? Querem falar de fé, então parem de se auto-promoverem, pois o que estão fazendo é a prática do humanismo disfarçado de piedade. Por que não ensinam o que diz a Palavra de Deus sobre a fé? É só abrir a Bíblia em Hebreus 11 e passar a ler para o povo, deixando que o Espírito de Deus toque nos corações, pois é pela Palavra de Deus que a fé vem e não pelo “empréstimo” da fé do pastor “poderoso” ao outro.

O Evangelho que (não) está sendo pregado, é um evangelho confuso, estranho, no mínimo duvidoso. Estão fazendo da verdade de Deus, uma espécie de sincretismo misturado com pajelança. Novamente o povo vai endo “socado”, “sacudido”, “recalcado” e “transbordado” com o peso da religião morta, que não traz vida. É trocar a opressão do Velho Testamento, os terrores da Lei por um novo abuso beatificado.

Que Deus me perdoe por trazer à tona esse assunto, como se eu estivesse julgando esses pastores e suas ovelhas, mas não posso deixar de alertar a quem puder acerca da verdade que está contida apenas na Palavra de Deus e não nas invenções humanas.

O alvitre da racionalidade humana acerca de Deus não é o Evangelho, é mera religiosidade. O Evangelho é a própria obra de Deus para alcançar o homem.

Quero desmascarar essa heresia, reptando a qualquer pastor dessa denominação, desde o líder principal até o menor, para que mostre aos blogueiros de plantão, a veracidade bíblica que existe em “emprestar a fé” e onde essa prática é encontrada na Palavra de Deus. Ou seja, onde Deus falou que essa conduta leva o homem ao conhecimento do Filho de Deus e a experimentar um relacionamento de intimidade com Ele?

Se esse é um movimento do Espírito Santo, de forma alguma quero me opor e resistir a Deus. Não quero ser um exegeta da atuação do Santo Espírito de Deus, pregando apenas letra, pois ela mata, como escreveu o apóstolo Paulo, inspirado por Deus, em II Coríntios 3:6 “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”

Quero estar sensível ao mover de Deus. Porém, Deus só pode agir de acordo com suas próprias palavras. Deus age na qualidade, forma, no gênero que lhe é característico, aspectos esses que foram revelados no Velho e Novo Testamentos.

O Deus nunca visto antes, se revela em Cristo Jesus. Ele mesmo disse: “Eu e o Pai somos um.” (João 10:30) e “Quem vê a mim vê o Pai.” (João 14:9a). Portanto, Deus é como Jesus é. E Jesus é como Deus é. Jesus fica surpreso com Filipe, como não acreditando naquilo que havia sido arguido. Veja: “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:8-9). O que Filipe estava pedindo, em outras palavras, era: “Jesus, só nos mostre Deus e daí isso vai ser suficiente.” Só isso?

O intuito desse texto é instruir aos santos na genuína fé que nasce do conhecer e andar com o Filho do homem, libertando os cativos da mentira, preparando o caminho e anunciando a salvação eterna nEle. Importa que Ele cresça e eu diminua. Amém

É isso aí. Fique na paz.

Escrito e publicado aqui por Éber Stevão

A NOVA HERESIA DO “EMPRÉSTIMO DA FÉ” – PARTE I

O argumento inicial é saber se a fé é um dom que vem de Deus, não pertencendo a cada um de nós, ou se é uma condição que nasce dentro do coração humano, lhe é intrínsica e pode ser desenvolvida – aumentada.

O versículo base para esse ensaio encontra-se em Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Ao contrário do que se possa pensar, a primeira vez que a palavra fé é mencionada na Bíblia, aparece no Velho Testamento, não é em Gênesis, mas em Habacuque 2:4 “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.”

É interessante notar que o profeta expressa “sua fé”, como uma virtude inerente a pessoa em si. Dá uma conotação de pertencer aquela pessoa.

Temos a tendência de pensar que Abraão, o pai da fé, conforme o autor de Hebreus, deva ter sido o primeiro a empregar a palavra fé. De certa forma foi, porém, não é citada a palavra fé e sim o verbo “crer”. Veja o que diz Gênesis 15:6 “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.”

O autor do livro de Hebreus, definindo o que é a fé, não cita o verbo “crer”, mas sim “esperar”. Veja Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” Quem espera algo é porque crê que aquele algo acontecerá. Estranhamente a esperança bíblica, surge da tribulação e nos tira da confusão. Veja Romanos 5:3-5a “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão...”

A palavra que foi empregada, “confusão”, vem do grego καταισχύνω ou kataischunó que significa desgraça, desonra ou vergonha.

Todas as vezes que li ou ouvi um comentário sobre a fé, a explicação que se dava era que a fé é um dom de Deus, tendo por base o versículo bíblico de Efésios. Isso sempre me soou estranho, pois se a fé é um dom de Deus, para a possuirmos, devemos pedi-la a Deus. Derivando, quem não a pede a Deus, nunca a possuirá. Se não for portador dela, jamais essa pessoa poderá agradar a Deus, pois “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6) Dimanando um pouco mais, temos que para crer na existência de Deus é necessário fé. Mas como tê-la então? Voltamos à estaca zero.

Destarte, não creio que a fé é um dom de Deus dado por ele em um determinado momento da nossa existência. Claro que se entendermos que tudo o que é inerente ao ser humano vem de Deus no gênesis, logo a fé também é um valor (dom) divino dado na criação do homem. Mas não é assim que a Bíblia nos mostra naquele versículo. A interpretação do texto fica incorreta.

Há algum tempo venho estudando e sendo tocado pelo Espírito Santo de Deus para entender que o dom de Deus que é citado em Efésios, não é a fé e sim a salvação que é dada pela graça ou a graça salvadora de Deus. Por conseguinte, poderíamos afirmar que o dom de Deus, no versículo-base, está associado com graça e salvação. O enfoque não é a fé, tampouco a fé como dom divino.

A primeira vez que li um autor fazer o comentário acertado a esse respeito foi neste ano, lendo o “Despertar da Graça”, escrito por Charles Swindoll. Ele cita assim: “Preste bem atenção nas seguintes palavras, ‘pela graça...mediante a fé...é dom de Deus.’ Todos terão escrita em sua vida a palavra ‘Graça’. Como você chegou aqui? Graça! Como foi possível? Graça. Qual é o seu nome? Graça. Em toda parte, Graça, Graça, Graça!”

O que é pela graça, através da fé, que é o dom de Deus? Simples, a salvação.

Assim sendo, vemos que Charles Swindoll se apóia corretamente no termo “Graça” para explicar que esse é o dom de Deus citado em Efésios e não a fé. Mas é preciso ter fé para receber essa Graça. São coisas distintas.

Creio que o homem nasce com uma fé natural, que lhe é intrínsica. Essa fé é também chamada de fé natural. Essa é a fé que o homem possui para crer nas coisas naturais, como por exemplo, ter fé que o ar que respiramos não irá faltar nos próximos 5 minutos e, portanto, não morreremos por apóxia. Vive-se naturalmente, por fé, crendo que o ar estará sempre disponível, para que haja compatibilidade de vida terrena.

Mas a fé para crer nas coisas de Deus, é diferente. É um dom que não nascemos com ele. Caso isso fosse verdade, todos creriam em Deus e se cressem nEle, creriam no Filho dEle. Assim, todos estariam salvos, pois já teriam ouvido falar de Cristo Jesus. Logo, Jesus já poderia voltar, pois ele apenas está esperando que o Evangelho do Reino seja pregado a todos, não é verdade? Leia o que segue: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)

A fé de que Jesus fala nos próximos versículos, dá a compreender de que ela é pertencente ao próprio homem. Pode ser pequena ou grande, pouca ou muita.

“Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” (Mateus 6:30)

“E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” (Mateus 8:10)

“E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.” (Mateus 8:26)

“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.” (Mateus 9:2)

“E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.” (Mateus 9:22)

“Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Mateus 9:29)

“E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mateus 14:31)

“Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.” (Mateus 15:28)

“E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?” (Mateus 16:8)

“E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus 17:20)

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito.” (Mateus 21:21)

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23)

“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.” (Marcos 2:5)

“E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” (Marcos 4:40)

“E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.” (Marcos 5:34)

“E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10:52)

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus.” (Marcos 11:22)

“E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.” (Lucas 5:20)

“E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” (Lucas 7:9)

“E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” (Lucas 7:50)

“E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?” (Lucas 8:25)

“E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” (Lucas 8:48)

“E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?” (Lucas 12:28)

“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.” (Lucas 17:5)

“E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.” (Lucas 17:6)

“E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” (Lucas 17:19)

“Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8)

“E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.” (Lucas 18:42)

“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lucas 22:32)

Escrito e publicado aqui por Éber Stevão

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