quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A VERDADE É A RAIZ DO AMOR - Parte I

Estou lendo um livro muito profundo, escrito pelo pastor John Piper, chamado "O que JESUS Espera de seus Seguidores - Mandamentos de Jesus ao mundo". O pastor Piper é responsável pela Igreja Batista Bethlehem, de Minneapolis. O que ele escreveu em um dos capítulos será transcrito aqui, integralmente, em cor vermelha, em três partes. O texto tem uma derivação muito importante, se o leitor tirar um pequeno tempo para abstração e auto-exame. Sempre pensei da forma como ele se expressa no texto, mas nunca havia lido alguém explicar dessa maneira um dos vários aspectos do relacionamento interpessoal. Vale a pena ler as três partes. Veja como segue o texto.

A Verdade é a Raiz do Amor

Menciono em primeiro lugar o exemplo de amor de Jesus, não apenas por ser o primeiro e mais evidente ato de amor observado em suas palavras, mas porque, na época em que vivemos, o amor é quase sempre contrastado com a defesa da verdade. Não é o que Jesus demonstra, nem aqui nem em outro lugar. Se alguém dissesse a Jesus: "O amor une; a doturina divide", penso que Jesus olharia fundo na alma dessa pessoa e diria: "A doutrina verdadeira é a raiz do amor. Portanto, quem se opuser a ela, destruirá a raz da unidade".

Jesus nunca opôs a verdade ao amor. Pelo contrário, afirmou ser ele próprio a personificação e a essência da verdade: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). Referindo-se outra vez a si mesmo, disse: "Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito" (7:18). Foi esta afirmação abrangente de Jesus: "...para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade..."(18:37), para explicar por que ele viera ao mundo, que levou Pilatos a perguntar com ceticismo: "Que é a verdade?" (v.38). Até seus adversários viram quanto Jesus era indiferente às opiniões do povo e quão dedicado era à verdade. "Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja..." (Marcos 12:14) Quando Jesus deixou este mundo e retornou para o Pai, no céu, o Espírito que enviou em seu lugar foi chamado "Espírito da verdade": "Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito" (João 15:26).

Portanto, diferentemente de muitos que comprometem a verdade apenas para seguir alguém, Jesus fez o oposto. A descrença de seus ouvintes confirmava a necessidade de uma profunda mudança neles, não na verdade: "Todos os que são da verdade me ouvem" (João 18:37); "No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!"(8:45). Quando a verdade não produz a reação que queremos - quando ela não "funciona"-, não devemos abandoná-la. Jesus não é pragmático quando se trata de amar as pessoas com a verdade. Nós falamos a verdade, e se ela não for capaz de vencer a opinião do outro, não devemos pensar em mudá-la, e sim orar para que nossos ouvintes sejam despertados e modificados pela verdade: "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará"(8:32). Jesus orou: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (17:17).

Quando ora para que seu povo seja santificado na verdade, Jesus revela as raízes do amor. A santificação - ou santidade, conforme Jesus a entende -, implica transformar-se numa nova pessoa. Ele está orando para que nos tornemos pessoas que amam, misericordiosas, pacificadoras e perdoadoras. Tudo isso faz parte da oração: "Santifica-os", e tudo isso acontece em verdade e pela verdade, jamais separado dela. O esforço de opor o amor à verdade é como por a fruta contra a raiz ou o acendedor contra o fogo; ou como construir, sem um alicerce firme, um dormitório no segundo pavimento da casa. A casa inteira desmoronará, levando junto o dormitório, se o alicerce ruir. O amor vive pela verdade, inflama-se por meio da verdade e subsiste por causa da verdade. Foi por isso que o primeiro ato de amor de Jesus, ao nos dar o mandamento de amar foi corrigir uma falsa interpretação das Escrituras.

É isso aí. Fique na paz.

Publicado aqui por Éber Stevão

PERDOA SENHOR!

Aos amigos blogueiros e fiéis simpatizantes, quero pedir desculpas por ter tanto demorado, nas últimas semanas, para colocar novas mensagens. O fato é que a vida está bem apurada e por um bom motivo.

A mensagem de hoje é simples, direta e objetiva. Nunca uma letra de uma música foi tão necessária, tão verdadeira, se aplicando tanto aos pastores e líderes evangélicos, principalmente aos televangelistas, quanto a música intitulada "Perdoa" da banda "Trazendo a Arca", do CD "Pra tocar no Manto". A letra diz assim:

"Perdoa, o meu diz te servir
Me servindo de você, maculando teu altar e dizendo ser pra ti
Mas querendo ter pra mim, a glória
Perdoa, se de mim me orgulhei
Esquecendo quem sou eu, desprezando quem és tu
Eu sou barro e sou pó e o tesouro que há em mim é teu Senhor
Perdoa, me desfaz e me refaz
Mas não deixe que eu me perca em minhas vaidades
Perdoa, ressuscita-me pra ti
Quero estar no centro de tua vontade
Me perdoa me livra de mim mesmo
Óh Senhor, me livra de mim mesmo
Sonda o meu coração Senhor
Eu só quero ser sincero contigo
Eu desnudo a minha alma diante de ti
Me perdoa, perdoa óh Deus
Me livra óh Deus."


Esta deveria ser a sincera oração, se não da totalidade, pelo menos da grande maioria dos pastores/bispos/líderes evangélicos, dos assim chamados ministros do Evangelho, principalmente daqueles que estão na mídia, seja TV, rádio ou internet.

Por que são tão poucos ou quase nenhum aqueles que propagam seus ministérios somente via jornal ou revistas? Aliás, propalar seus ministérios? Não seria o Reino dos Céus? Primeiro, porque na somatória geral, são poucos os que leem e segundo, porque não é possível dominar a "massa" pela escrita, uma vez que os que leem mais, normalmente, são também mais doctu (do latim) ou, pelo menos, perspicazes o suficiente para logo perceberem a falta de inteireza de coração desses(as) homens(mulheres) na pregação do Evangelho de Cristo, não sendo tão facilmente engrupidos por uma mensagem que se "assemelha" aquela do Mestre da Galiléia, o Salvador eterno.

Sinceramente, gostaria de saber o que os atuais televangelistas/radioevangelistas brasileiros entendem sobre:
"Por onde forem, preguem esta mensagem: o reino dos céus é chegado. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos" (Mateus 10:7-9)

Jesus deu esse último mandamento aos Doze e também ao grupo de 72 discípulos (Lucas 10:1-8 - leia lá, se possível). Mas em lugar algum Jesus disse: "Peçam dinheiro para sustentar o vosso ministério, pois ele será grande e precisará de muitos investidores e parceiros. Caso assim o façam, meu reino estará abarrotado" (duplo sentido aqui)!!!

O interessante é notar que os evangélicos ficam como que "alucinados" com o fato de pessoas serem curadas em nome de Jesus, em um culto ou evento evangelístico. Os pastores/líderes que estão assim fazendo, nada mais fazem do que cumprir o mandamento citado acima. O que há de tão "impressionante" nisso? Seria notável ver Jesus, o próprio Deus, curar? Seria impossível para Deus ressuscitar o morto? A não ser que a glória dessas curas esteja sendo requerida po alguns. "Nossa, aquele bispo é poderoso mesmo, pois um aleijado andou depois que ele orou e ordenou".

Perdoa Senhor, perdoa!!!

É isso aí. Fique na paz.

Escrito e publicado aqui por Éber Stevão

Marcadores