quarta-feira, 13 de maio de 2009

O MITO DO ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONAL – Parte I

INTRODUÇÃO

Sendo filho de pastor, eu cresci ouvindo as pregações de pastores, das mais variadas denominações, que diziam: “Em qualquer segundo, talvez até mesmo antes de eu findar esta pregação, o Senhor poderá voltar nas nuvens e os cristãos ao redor de todo o mundo irão desaparecer. Decida-se hoje por Jesus senão você também ficará.” Hoje, mais maduro e mais conhecedor da Palavra de Deus posso afirmar: mentira, mentira e mentira! Tubo bobagem! Novamente quero frisar que todo homem seja mentiroso e a Palavra de Jesus Cristo verdadeira, hoje e sempre. Entendo que eram pastores que usavam, e muitos ainda usam, de um falso pretexto para coagir, constranger, violentar, no mais estrito senso da palavra, a mente das pessoas a aceitarem a Jesus Cristo por medo.

E por que tanta gente é enganada? Porque é natural do ser humano se agarrar ao que vê do que crer por fé naquilo que está lendo. Ficamos muito mais comovidos com a religiosidade, o legalismo, os rituais, os dogmas, do que a Verdade de Deus. Um exemplo disso é a situação ocorrida no segundo julgamento de Jesus Cristo diante do sumo sacerdote Caifás. Ao invés de crermos nas afirmações de Jesus que ele dissera ser o Cristo, o Filho do Deus Bendito, preferimos ficar impressionados com o zelo religioso de Caifás que rasgou as próprias vestes dizendo que Jesus tinha blasfemado. E assim acabamos indo com a turba que comenta “você viu o quanto o nosso sumo sacerdote ama a Deus? Até rasgou suas próprias vestes!” Ver fato em Mateus 26:57-65.
O adesivo mais anti-bíblico que já vi em pára-choque de carro é aquele que diz: “Em caso de arrebatamento, este veículo ficará desgovernado”. Eu literalmente creio que quem está desgovernado é a pessoa que tem esse adesivo no seu carro! Foi enganada pelo seu pastor! Mas não há problemas, Jesus Cristo, o Bom Pastor, não nos mente e nem nos engana. Glória a Deus por isso!
Para aqueles que viram a série “Left Behind” (Deixados para trás) ou leram o livro, notaram que os autores estão totalmente consumidos pela idéia do arrebatamento pré-tribulação e o pior é que ainda estão ganhando dinheiro em cima de um ensinamento diabólico e não bíblico. Coisas do mundo de Hollywood – a própria Babilônia.
Bom, vamos à definição. O ensinamento do arrebatamento pré-tribulação é aquele que afirma que Jesus vem a qualquer momento nas nuvens e os cristãos ao redor de todo o mundo simplesmente sumirão e logo após esse desaparecimento, o Anticristo surge. Depois de ter-se completado o tempo do Anticristo (3 ½ ou 7 anos) e tudo o que ele tem para fazer, Jesus volta novamente, mas agora com seus santos para lidar com o Anticristo, para estabelecer o seu reinado nesta terra.
Muitos de nós fomos ensinados dessa forma, mas chega um tempo da nossa vida, e esse é o tempo, que precisamos questionar aquilo que foi ensinado, se está de acordo com a Palavra de Deus, não interessa quem seja o ministro da Palavra que nos doutrinou.
A Bíblia ensina claramente, tão direta e concretamente, que a igreja de Cristo passará sim pela tribulação, e isso está tão transparente quanto a àgua cristalina. Muitos cristãos irão ser perseguidos durante esse período, mas me parece que os “cristãos” não querem aceitar isso. Eles não querem encarar a realidade de que nós teremos que nos posicionar a favor do Senhor Jesus Cristo e a vida vai ficar difícil por causa disso.
Assim sendo, esse ensinamento do arrebatamento pré-tribulação é muito conveniente. Creio que a verdadeira igreja do Senhor não está preocupada com a conveniência. Essa igreja ama ao Senhor Jesus Cristo e está preparada para sofrer por Ele, pois será preciso.
Meu propósito aqui é ensinar corretamente a Palavra de Deus. Não me interessa o que dirão os pastores, bispos, apóstolos, querubins ou serafins! Muitos depois de lerem esta mensagem não irão se quer falar comigo, mas tudo bem, vou dormir em paz, porque estou ciente daquilo que o Espírito Santo tem me pedido para ensinar. Quero também afirmar, com amor, que estou aberto para ser corrigido a respeito das coisas que aqui ensinarei, somente se for pela exposição clara da Palavra de Deus.
Todos os pastores defensores do arrebatamento pré-tribulação estão apoiados no mesmo único texto bíblico e a minha pergunta para eles é: “Será que eles estão dando atenção ao que estão lendo ou somente estão lendo parte do versículo para chegar aonde querem enfatizar?”
Deixe-me dar um exemplo do que eu estou querendo dizer. Em I Tessalonicenses 4:16-17 diz: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Esses são os dois versículos-chave que eles gostam de citar para promover o arrebatamento pré-tribulação. Aí, os pastores usam especificamente o versículo 17 para afirmar sobre o arrebatamento secreto que acontecerá antes da tribulação. Nós iremos ver esse verso, letra por letra e saber quando esse evento acontece, se antes ou depois da tribulação. A resposta está no próprio versículo. Tudo o que temos que fazer é lê-lo como está escrito e não crendo que ele diz o que fomos erroneamente ensinados a acreditar.
Outros dois versículos que os defensores do arrebatamento secreto pré-tribulação usam são os de I Coríntios 15:51-52 que diz: “Eis aqui vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”
Eles focam nessa parte do versículo “num piscar de olhos”. Eles dizem: “Vejam irmãos, seremos arrebatados num piscar de olhos e o Senhor voltará repentinamente e seremos secretamente arrebatados”. É isso mesmo que o versículo realmente diz?
Um outro versículo que é frequentemente usado é aquele onde Jesus usa o simbolismo: “Dois estarão no campo, um será levado e o outro será deixado”. Esse texto está em Lucas 17:34-36 e diz assim: “Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.”
Nós vamos descobrir aqui quem serão os levados e quem serão os deixados, simplesmente estudando a verdade bíblica.
Se nós pudermos neutralizar esses 3 pilares sobre os quais está firmado o ensino do arrebatamento secreto da igreja, ele irá desabar. Mas você deve entender que quando ele cair, um número gigantesco de ministros da Palavra de Deus, por orgulho próprio, não irão aceitar. São orgulhosos demais para se arrependerem, pois passaram antes ensinando o que ouviram dizer e nunca daquilo que realmente aprenderam diretamente do Espírito Santo quando liam a Palavra de Deus.
Escrito e publicado por Éber Stevão

Nenhum comentário:

Postar um comentário